Rombo na Prefeitura de Sorriso pode ter sido bem maior; secretários foram traídos, diz Ari Lafin

Os números finais ainda estão longe de serem conhecidos, mas a fraude envolvendo pagamentos em duplicidade de procedimentos médicos pode ter causado prejuízo superior a um milhão de reais. O outro caso, dos funcionários fantasmas, já se sabe que levou mais de meio milhão de reais dos cofres públicos.

Nesta quarta-feira (25-05), o Prefeito Ari Lafin, acompanhado do vice-prefeito Gerson e dos secretários de Cidades Ednilson de Oliveira e da Saúde Luiz Fabio Marchioro, esteve na Promotoria de Justiça. Na oportunidade ele protocolou documentos e relatou fatos apurados desde o último final de semana no que diz respeito a situações de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Sorriso.

O prefeito disse que apresentou ao MP o caso dos funcionários fantasmas da Cooperativa Cooper Vale que presta serviços ao município e o caso da Secretaria Municipal de Saúde onde foram detectados pagamentos em duplicidade na área de saúde, a partir do pagamento de liminares da Justiça.

Em coletiva à imprensa, ele afirmou que já abriu investigações internas e tomou outras providências. “Independente disto, sabemos que é um fato muito grave e precisamos de ajuda das forças voltadas ao combate ao crime. Estou bastante preocupado com esta situação. Já afastamos servidores nos dois casos e entregamos ao Ministério Público. Não tenho noção da proporção do que está acontecendo em termos de desvio de verbas públicas e que poderá talvez não ficar só no município de sorriso”, disse ele, sugerindo que o golpe nos cofres da saúde poderia estar sendo aplicado ser orquestrado também em outras cidades.

Segundo Ari Lafin, foi a própria tesouraria da Prefeitura que verificou que havia algo errado. O gestor também descartou que houvesse envolvimento da servidora que antes respondia pelo setor. “Pela seriedade da servidora anterior acreditamos que não houve envolvimento. A nova funcionária do setor, com muita atenção verificou e chamou o secretário apontando que algo havia errado. A promotoria deve abrir oitivas agora e chamar servidores e secretários e inclusive eu estou aberto e sou o maior interessado para que tudo isso possa ser esclarecido”.

Ele também alertou o funcionalismo público: “Fica o recado a todos os servidores do município de Sorriso: não façam isso, porque se fizerem vamos verificar e estancar qualquer tipo de corrupção”.

Traição

A princípio foi observado que algumas situações ocorriam há pelo menos três anos. Indagado sobre isso, o prefeito alegou que os secretários foram traídos em sua confiança. “Na secretaria de Cidades, estes seis servidores estavam sendo fiscalizados. O Ednilson [Secretário de Cidades] confiava plenamente no fiscal. Na Secretaria de Saúde, o Luiz Fábio também tinha plena confiança na equipe jurídica dele que sempre fazia os pagamentos dos processos. Confiança deve ser estabelecida e traições infelizmente acontecem. Aconteceu uma traição muito forte”.

 

Veja também

Princípio de incêndio atinge refeitório de empresa as margens da BR-163

Governo de MT realiza 1º Feirão SER Família Habitação com 1,5 mil imóveis disponíveis e subsídio de até R$ 25 mil

Maysa Leão participa da campanha “21 dias de ativismo” em Sorriso

Polícia Civil cumpre 41 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida em extorsão de empresários em Sinop

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio