Rombo na Prefeitura de Sorriso pode ter sido bem maior; secretários foram traídos, diz Ari Lafin

Os números finais ainda estão longe de serem conhecidos, mas a fraude envolvendo pagamentos em duplicidade de procedimentos médicos pode ter causado prejuízo superior a um milhão de reais. O outro caso, dos funcionários fantasmas, já se sabe que levou mais de meio milhão de reais dos cofres públicos.

Nesta quarta-feira (25-05), o Prefeito Ari Lafin, acompanhado do vice-prefeito Gerson e dos secretários de Cidades Ednilson de Oliveira e da Saúde Luiz Fabio Marchioro, esteve na Promotoria de Justiça. Na oportunidade ele protocolou documentos e relatou fatos apurados desde o último final de semana no que diz respeito a situações de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Sorriso.

O prefeito disse que apresentou ao MP o caso dos funcionários fantasmas da Cooperativa Cooper Vale que presta serviços ao município e o caso da Secretaria Municipal de Saúde onde foram detectados pagamentos em duplicidade na área de saúde, a partir do pagamento de liminares da Justiça.

Em coletiva à imprensa, ele afirmou que já abriu investigações internas e tomou outras providências. “Independente disto, sabemos que é um fato muito grave e precisamos de ajuda das forças voltadas ao combate ao crime. Estou bastante preocupado com esta situação. Já afastamos servidores nos dois casos e entregamos ao Ministério Público. Não tenho noção da proporção do que está acontecendo em termos de desvio de verbas públicas e que poderá talvez não ficar só no município de sorriso”, disse ele, sugerindo que o golpe nos cofres da saúde poderia estar sendo aplicado ser orquestrado também em outras cidades.

Segundo Ari Lafin, foi a própria tesouraria da Prefeitura que verificou que havia algo errado. O gestor também descartou que houvesse envolvimento da servidora que antes respondia pelo setor. “Pela seriedade da servidora anterior acreditamos que não houve envolvimento. A nova funcionária do setor, com muita atenção verificou e chamou o secretário apontando que algo havia errado. A promotoria deve abrir oitivas agora e chamar servidores e secretários e inclusive eu estou aberto e sou o maior interessado para que tudo isso possa ser esclarecido”.

Ele também alertou o funcionalismo público: “Fica o recado a todos os servidores do município de Sorriso: não façam isso, porque se fizerem vamos verificar e estancar qualquer tipo de corrupção”.

Traição

A princípio foi observado que algumas situações ocorriam há pelo menos três anos. Indagado sobre isso, o prefeito alegou que os secretários foram traídos em sua confiança. “Na secretaria de Cidades, estes seis servidores estavam sendo fiscalizados. O Ednilson [Secretário de Cidades] confiava plenamente no fiscal. Na Secretaria de Saúde, o Luiz Fábio também tinha plena confiança na equipe jurídica dele que sempre fazia os pagamentos dos processos. Confiança deve ser estabelecida e traições infelizmente acontecem. Aconteceu uma traição muito forte”.

 

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

viatura prf

Suspeitos são presos com R$ 500 mil em dinheiro e drogas

motoboy agredido

Motoboy é agredido por empresário por atraso na entrega de pizza em Sinop

WhatsApp-Image-2022-06-29-at-08.07.04-1

Ônibus desgovernado desce avenida e para após atingir farmácia em Lucas

WhatsApp Image 2022-06-29 at 09.24.40

Clínica Damo comemora 30 anos de atuação e reinaugura estrutura moderna no município de Sorriso

Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 37 milhões

coleta

Coleta de resíduos segue para o Setor 6