Rombo na Prefeitura de Sorriso pode ter sido bem maior; secretários foram traídos, diz Ari Lafin

Os números finais ainda estão longe de serem conhecidos, mas a fraude envolvendo pagamentos em duplicidade de procedimentos médicos pode ter causado prejuízo superior a um milhão de reais. O outro caso, dos funcionários fantasmas, já se sabe que levou mais de meio milhão de reais dos cofres públicos.

Nesta quarta-feira (25-05), o Prefeito Ari Lafin, acompanhado do vice-prefeito Gerson e dos secretários de Cidades Ednilson de Oliveira e da Saúde Luiz Fabio Marchioro, esteve na Promotoria de Justiça. Na oportunidade ele protocolou documentos e relatou fatos apurados desde o último final de semana no que diz respeito a situações de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Sorriso.

O prefeito disse que apresentou ao MP o caso dos funcionários fantasmas da Cooperativa Cooper Vale que presta serviços ao município e o caso da Secretaria Municipal de Saúde onde foram detectados pagamentos em duplicidade na área de saúde, a partir do pagamento de liminares da Justiça.

Em coletiva à imprensa, ele afirmou que já abriu investigações internas e tomou outras providências. “Independente disto, sabemos que é um fato muito grave e precisamos de ajuda das forças voltadas ao combate ao crime. Estou bastante preocupado com esta situação. Já afastamos servidores nos dois casos e entregamos ao Ministério Público. Não tenho noção da proporção do que está acontecendo em termos de desvio de verbas públicas e que poderá talvez não ficar só no município de sorriso”, disse ele, sugerindo que o golpe nos cofres da saúde poderia estar sendo aplicado ser orquestrado também em outras cidades.

Segundo Ari Lafin, foi a própria tesouraria da Prefeitura que verificou que havia algo errado. O gestor também descartou que houvesse envolvimento da servidora que antes respondia pelo setor. “Pela seriedade da servidora anterior acreditamos que não houve envolvimento. A nova funcionária do setor, com muita atenção verificou e chamou o secretário apontando que algo havia errado. A promotoria deve abrir oitivas agora e chamar servidores e secretários e inclusive eu estou aberto e sou o maior interessado para que tudo isso possa ser esclarecido”.

Ele também alertou o funcionalismo público: “Fica o recado a todos os servidores do município de Sorriso: não façam isso, porque se fizerem vamos verificar e estancar qualquer tipo de corrupção”.

Traição

A princípio foi observado que algumas situações ocorriam há pelo menos três anos. Indagado sobre isso, o prefeito alegou que os secretários foram traídos em sua confiança. “Na secretaria de Cidades, estes seis servidores estavam sendo fiscalizados. O Ednilson [Secretário de Cidades] confiava plenamente no fiscal. Na Secretaria de Saúde, o Luiz Fábio também tinha plena confiança na equipe jurídica dele que sempre fazia os pagamentos dos processos. Confiança deve ser estabelecida e traições infelizmente acontecem. Aconteceu uma traição muito forte”.

 

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região