Rotam forma 33 policiais especialistas em Controle de Distúrbios

Trinta e dois policiais militares de Mato Grosso e um policial penal de Rondônia concluíram, nesta terça-feira (04.10), o 3º Curso de Especialização em Controle de Distúrbios Civis, do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) em Cuiabá.

O curso teve como objetivo capacitar profissionais da segurança pública em operações complexas, como contenção de rebeliões em presídios, grandes eventos esportivos e manifestações sociais que causam desordens, entre outras.

Após 40 dias de especialização realizados na capital e uma modalidade de técnicas e tecnologia de menor potencial ofensivo, na Base da Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília, os militares tornam-se habilitados para atuar e liderar ações de contenção de crises sociais e manutenção da paz e da ordem pública.

A capacitação estabelece ainda conhecimentos de direitos humanos, uso progressivo da força, socorro de urgência, funções técnicas da PM – como tiro policial – legislação e código civil, treinamento físico, tática de controle de distúrbios civis, treino em material bélico e noções de controle de fogo.

“Não há dúvidas de que se trata de um curso que exige muito dos participantes. Esses policiais especializados estão aptos a intervir em qualquer situação, que fuja do controle normal da tropa ordinária”, destacou o segundo tenente da Rotam, Onelil Natos Correia.

O tenente-coronel da Rotam, André Wilian Dorileo, enfatizou que no atual cenário tem sido recorrente o fenômeno de protestos sociais, pelos inúmeros problemas de caráter social na qual coloca em risco a integridade da pessoa e do patrimônio público.

Por isso, ainda conforme Dorileu, é de suma importância a capacitação, preparo e responsabilidade no combate e controle da ordem pública por parte dos militares.

“Neste contexto, a preservação da ordem pública é vital para o desenvolvimento da sociedade e fator preponderante na qualidade de vida do cidadão. Esta é mais uma grande turma que estamos formando de policiais militares preparados para o bom combate”, afirma.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo