Safra de grãos deve atingir 251,4 mi de toneladas, maior volume da história

A produção brasileira de grãos deverá atingir 251,4 milhões de toneladas na safra 2019/2020. De acordo com o 10º Levantamento de Grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta quarta-feira, 8, o resultado será recorde, com alta de 3,9% ou 9,3 milhões de toneladas em relação ao colhido em 2018/2019.

Para a soja, a expectativa de safra é de 120,8 milhões de toneladas, um novo recorde. A produção deve ter alta de 0,4% na comparação com o levantamento anterior e de 5,1% com a temporada 2018/2019. Apesar do forte impacto causado pelo desempenho da safra no Rio Grande do Sul, essa foi a terceira maior produtividade média registrada no país, com destaque para as produtividades recordes em Mato Grosso, Paraná, Goiás, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal.

Milho

A estimativa de produção total de milho, considerando as três safras, está previsto atingir 100,6 milhões de toneladas, representando queda de 0,4% em relação ao levantamento do mês anterior, mas acréscimo de 0,5% em relação à temporada passada.

  • Primeira safra

A primeira safra foi projetada em 25,5 milhões de toneladas, alta de 0,6% na comparação com o levantamento anterior mas queda de 0,3% na comparação com a safra passada. “Problemas climáticos na Região Sul prejudicaram o potencial produtivo das lavouras, sobretudo as do Rio Grande do Sul, reduzindo a produtividade média do país em 3,2%, comparado à safra passada. A colheita está praticamente encerrada, faltando alguns estados da região Nordeste.

  • Segunda safra

Na segunda safra, a Conab estimou produção de 73,5 milhões de toneladas, queda de 1% em relação à junho mas alta de 0,5% na comparação com o ano anterior.

“O quadro climático apresentado na região Centro-Sul frustrou a segunda safra de milho, pois, com exceção de algumas regiões, as lavouras não conseguiram expressar todo o seu potencial produtivo. Apesar do rendimento prejudicado, a produção deve ser 0,5% maior que a da última safra, compensado pelo incremento na área plantada em 6,3%”, disse a companhia.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região