Sancionada lei que garante assentos na primeira fileira e mais tempo nas provas para alunos com TDAH

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), sancionou na última terça-feira (18) o projeto de lei que estabelece que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) devem ter assentos na primeira fileira na sala de aula em escolas públicas e privadas, assim como mais tempo de prova. A medida foi proposta pelo deputado estadual Dr. João (MDB) e já está em vigor.

De acordo com o autor da proposta, a medida leva em conta as dificuldades de concentração dos alunos por causa do impacto que os sintomas têm sobre o desempenho deles durante as atividades. Com o objetivo de garantir melhores condições para o aprendizado desses estudantes, a lei estabelece que eles devem ocupar assentos na primeira fileira da sala de aula, facilitando o acompanhamento das atividades e das explicações do professor.

Além disso, a proposta garante aos alunos com TDAH mais tempo para realização de provas e outras atividades escolares, permitindo que eles possam concluir as tarefas com mais tranquilidade e sem prejudicar seu desempenho acadêmico.

Embora a lei não estipule um prazo para que as escolas adotem a mudança, ela passou a valer com peso de lei assim que foi sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do estado. A medida é uma importante conquista para os alunos com TDAH e suas famílias, garantindo mais inclusão e oportunidades para esses estudantes nas escolas de Mato Grosso.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade