Saúde Mental: curso “Tramando Fibras e Tecendo Histórias” acontece em Sorriso durante o Janeiro Branco

No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, conhecido como “Janeiro Branco”, a cidade de Sorriso fortalece o compromisso com o bem-estar psicológico ao introduzir um inovador curso chamado “Tramando Fibras e Tecendo Histórias”. A iniciativa, que utiliza a trama da fibra de bananeira como meio terapêutico, será promovida no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida Nova a partir desta quinta-feira, dia 18.

A realização desse projeto é possível graças à colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj). O curso é um dos beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Sorriso.

Gabriela Neves, uma das proponentes do curso, destaca a abordagem única do projeto. “Usando a arte como recurso terapêutico, o curso não só trabalha questões emocionais, como também reforça os laços de comunidade e ainda oferta uma nova opção para geração de renda”, afirma a psicóloga, especialista em Arteterapia, residente em Saúde da Família, e mestra em Educação.

O curso será dividido em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, proporcionando flexibilidade para os participantes. Sílvia Gehring, coordenadora do Departamento de Educação em Saúde da Semsas, informa que outras atividades estão programadas em alusão ao “Janeiro Branco”, a campanha brasileira sobre saúde mental, que busca a construção de uma cultura pró-saúde mental e bem-estar emocional.

 

Veja também

Agência Brasileira de Inteligência: segurança nas eleições e ataques com IA são desafios para 2026

Criança de 3 anos morre afogada em bebedouro de animais

Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas

Princípio de incêndio atinge refeitório de empresa as margens da BR-163

Governo de MT realiza 1º Feirão SER Família Habitação com 1,5 mil imóveis disponíveis e subsídio de até R$ 25 mil

Maysa Leão participa da campanha “21 dias de ativismo” em Sorriso