Secretaria de Saúde de Sorriso faz apelo aos responsáveis para que levem crianças para vacinar contra poliomielite

Com apenas 38,18% do público-alvo imunizado contra a poliomielite, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso faz um apelo para pais e responsáveis levar seus pequenos para receber a gotinha. Até o momento, 2.571 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram às Unidades de saúde da Família (USF). A meta do Ministério da Saúde para o Município é imunizar 6.734 crianças nessa faixa etária.

“O número vacinado até agora é baixo e nos preocupa; a pólio é uma doença que traz sequelas graves e é essencial proteger nossos pequenos”, alerta a responsável pela sala de vacinas, a enfermeira, Kátia Dal Prá.

Kátia que é mãe da pequena Laura, de 4 anos, já deu o exemplo e levou a filha para receber a gotinha no dia D, em 20 de agosto. “Como mãe uso todas as ferramentas possíveis para proteger o amor da minha vida e a imunização é uma delas”, frisa.

A enfermeira destaca que ainda dá tempo das famílias seguir seu exemplo: a campanha segue até o dia 9 de setembro e quem ainda não imunizou só precisa procurar uma USF com o cartão SUS e o cartão de vacinas do(a) pequeno(a).

E como informação nunca é demais, é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então essa é uma oportunidade para deixar tudo ok.

A poliomielite

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, que pode infectar crianças e adultos. O contágio se dá principalmente pelo contato com fezes ou com secreções. Entre as principais sequelas estão paralisia de membros do corpo e dos músculos, dificuldade de andar, falar, atrofia muscular, crescimento diferente das pernas, pé torto e dores nas articulações.

Veja também

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Vigilância contra sarampo é intensificada em SP, MS e PR para evitar reintrodução do vírus

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro