Secretária do Meio Ambiente não descarta apagão em Mato Grosso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

A Secretária do Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti falou sobre o baixo volume de água nos reservatórios hidrelétricos do estado, devido à estiagem precoce e a forte seca da região.

Ela ressaltou a preocupação pela possibilidade de apagão em Mato Grosso. Isso pode ocorrer pelo fato de todos os reservatórios estarem com volume de água abaixo do esperado para este período do ano, além disso, o país todo está passando pela mesma situação.

Sobre o apagão, ela também disse:

“Mato Grosso está ligado sistema nacional [de energia]. Então, se nós tivermos um apagão, ele será para o país todo, todos vão ter restrição, não temos nenhuma beneficie em relação a isso. É um risco que o Brasil todo está correndo se não tivermos condições de suprir essa baixa na geração de energia pelo fato de os reservatórios estarem abaixo dos níveis normais. E é algo que nós vamos ter que conviver. Todos nossos reservatórios estão com volume de água abaixo do esperado. Basta ver Manso, que está cinco metros abaixo do que era esperado”, explicou Mauren.

DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA

 Pague suas contas em diaY

É muito simples: o atraso no pagamento das contas gera juros, que, caso evitados, ajudariam a reduzir o valor de sua conta de energia elétrica.

Iluminação residencial

Opte sempre por lâmpadas de LED em vez de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. As lâmpadas de LED são mais econômicas que as fluorescentes, iluminam mais, além de consumirem menos energia em até 30%. Outra dica: a iluminação natural é gratuita, por isso, invista em janelas maiores quando possível, bem como em paredes de cores claras, que refletem mais luz.

 Desligue os aparelhos da tomada

A maioria dos eletrodomésticos permanece conectada à tomada, em modo stand-by. Nesse modo, os aparelhos têm a maioria de suas funções principais desativada, mas estão prontos para serem rapidamente ligados. O simples ato de retirar esses aparelhos da tomada pode representar uma economia de até 12% na conta ao final do mês.

Diminua o uso do ar-condicionado

Hoje em dia, é comum mantermos o ar-condicionado ligado para refrescar a residência, porém, esse tipo de aparelho consome muita energia e seu uso deve ser moderado caso você queira economizar. Opte pelo uso do ventilador quando possível, se não, utilize o ar-condicionado entre as temperaturas de 23ºC a 25ºC, além disso, programe-o para se desligar durante a madrugada.

Use a geladeira de forma consciente

As geladeiras são indispensáveis, mas podemos usá-las de forma melhor. Evite abrir a porta da geladeira constantemente. Quando abrimos a sua porta, o ar em seu interior aumenta de temperatura, de forma que a geladeira precisa refrigerá-lo novamente. Confira se a borracha que emoldura internamente a porta da geladeira está em boas condições e se o aparelho é capaz de isolar o ar em seu interior.