Seduc divulga resultado da 2ª etapa e dos finalistas do SuperChef da Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou nesta terça-feira (19) o resultado da 2ª etapa e dos finalistas da Competição SuperChef da Educação – Melhores Receitas da Rede Estadual de Ensino. A votação foi realizada entre os dias 11 e 17 de setembro.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o intuito da competição é valorizar o papel dos profissionais da nutrição escolar na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de incentivar a utilização de alimentos oriundos da agricultura familiar como determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O resultado final da competição será divulgado no dia 6 de outubro, quando a receita será preparada e avaliada por quatro jurados, seguindo os seguintes critérios: modo de preparo, boas práticas, sabor e apresentação.

Segundo a coordenadora de Alimentação Ascolar da Seduc, Luana Leão, a competição foi realizada em três etapas até agora. A primeira fase foi eliminatória e os ingredientes das receitas foram analisados por nutricionistas da Seduc quanto ao tipo de alimento (in natura, processado, ultra processado e proibido), além da criatividade.

Já a segunda foi classificatória. Os nutricionistas, junto com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), analisaram ingredientes quanto à viabilidade do PNAE, se são oriundos da agricultura familiar e a criatividade do prato. Nesta fase, as receitas que obtiverem 20 pontos ou mais foram classificadas e submetidas à votação da comunidade escolar.

As receitas ficaram disponíveis no site da competição com a foto, os ingredientes, modo de preparo e a DRE do participante. A votação foi aberta e as três receitas mais votadas por DRE foram premiadas, sendo que a receita vencedora de cada DRE participará da etapa final, em Cuiabá.

Premiação

As premiações serão para os três primeiros colocados por DRE e para os três finalistas. Todos os participantes aprovados na primeira etapa receberão certificados.

Os três primeiros colocados na segunda etapa, inscritos em cada Diretoria Regional de Educação, serão premiados. O primeiro colocado receberá uma diária com acompanhante em pousada ou hotel; o 2º colocado, um cartão presente de loja, no valor de R$ 700; o 3º colocado ganhará um dia de spa em um salão de beleza, no valor de R$ 400.

Já a etapa final vai premiar o 1º colocado com um notebook; o 2º colocado com um aparelho celular, e o 3º colocado com um tablet.

Os 14 finalistas ganharão curso de gastronomia no formato EAD (online) da Escola de Gastronomia Brasil – IGA. A receita vencedora do 1º lugar estará no cardápio escolar de 2024.

 

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT