Segunda edição do ‘Cidades Inovadoras’ discute planejamento de ações para municípios de MT no contexto da pandemia

Mais de 400 pessoas participaram da segunda edição do evento “Cidades Inovadoras”, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do Parque Tecnológico Mato Grosso, desta vez executado em formato virtual. O número superou as expectativas dos organizadores, que criaram uma plataforma digital para a transmissão das palestras, que contou com preletores de diversos países.

Com o tema: “O que muda para o planejamento e ações nas cidades: a nova realidade no contexto de pandemia”, o evento contou no primeiro dia com a participação de palestrantes e painelistas de Portugal, Luxemburgo e Israel. No segundo dia, teve a presença de palestrantes chineses e de diversas cidades do Brasil.

O objetivo é oportunizar conhecimento, reflexões e ações que possam ser implementadas nas cidades de Mato Grosso, por meio da apresentação de soluções existentes, de casos de sucesso e de estudos quanto às principais tendências da temática. O público alvo são: gestores, acadêmicos, estudantes, além da iniciativa privada que integram o ecossistema de inovação, gestão e pesquisa do Estado de Mato Grosso.
O governador Mauro Mendes participou da abertura do evento e, na oportunidade, reforçou que os municípios mato-grossenses precisam se preparar e se adequar aos novos padrões tecnológicos e inovadores pra avançar no processo de desenvolvimento e acelerar o crescimento.

“A pandemia nos forçou a trazer novos moldes de eventos e ações usando a tecnologia a nosso favor, um evento como este, de forma presencial certamente teria um custo muito maior, então precisamos focar em novas ações. E algumas coisas são possíveis serem realizadas, não estão distantes, temos conhecimento, milhões de gigas e redes disponíveis, o desafio é transformar a informação em conhecimento, e, o conhecimento em ações efetivas”, disse.

Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, a programação trouxe compartilhamento de informações, ampliou a percepção de oportunidades na adoção de novas práticas e soluções inovadoras.

“O evento oportunizou aos gestores acompanhar de forma virtual, uma ampla programação com painéis voltados a falar de cidades prósperas, cidades estratégicas e foco em pessoas. Com debates, compartilhamento de experiências, conexão com oportunidades de negócios e outras atividades voltadas à retomada da economia pós pandemia”, falou.

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lectícia Figueiredo, afirma que a expectativa foi superada, com mais de 400 inscritos, e com média de 200 pessoas acompanhando o evento ao vivo, nos dois dias.

“O evento trouxe subsídios para incentivar as cidades a promover ações inovadoras focadas em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, como soluções para a saúde, segurança pública, como centros de inovação e parques tecnológicos de sucesso, tudo para inspirar nossas cidades a se desenvolver e crescer”, falou.

O coordenador do Parque Tecnológico, Rogério Nunes, ressalta a importância de um evento como esse para o avanço e incentivo do desenvolvimento e atuação das cidades no campo das ciências.

“O evento cidades inovadoras em sua segunda edição contribuiu de forma positiva para fortalecer as conexões entre ecossistemas de inovação de grande destaque nacional e internacional, além de fomentar ações em ciência, tecnologia e inovação de forma que os mato-grossenses sejam diretamente beneficiados”, comentou.

O evento com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e da empresa Titânia Telecom. A transmissão foi realizada direto do auditório da Famato na plataforma oficial AQUI. As edições do evento ficarão disponíveis no canal do Youtube da Seciteci.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos