Sema realiza soltura de Gavião-do-rabo-branco após cuidados veterinários em Sorriso

O animal sofreu um atropelamento na BR-163 e foi socorrido por um caminhoneiro que acionou o Corpo de Bombeiros

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT) fez a soltura de uma ave conhecida como Gavião-do-rabo-branco, na manhã desta sexta-feira (29.8), no município de Sorriso. A ave sofreu um atropelamento na BR-163, região próxima ao Pará, há alguns dias e agora teve alta do tratamento médico veterinário.

No último domingo (17.08), um caminhoneiro acionou o Corpo de Bombeiros, no norte do Estado, ao se deparar com o Gavião às margens da rodovia. O animal debilitado foi destinado para a Unidade Desconcentrada da Sema de Guarantã do Norte, que logo o transferiu para uma Clínica Veterinária conveniada à secretaria em Sorriso, onde permaneceu internado para o devido tratamento.

A ave apresentava ausência da capacidade de voo, desidratação, além de dores no membro pélvico esquerdo e torácico direito durante palpação, mas exames de imagem descartaram a existência de fraturas e confirmaram a lesão inflamatória.

Diante a aptidão para voltar a natureza e posterior ao estudo geográfico da área de abrangência da espécie concluídos pelo órgão ambiental, a soltura pode ser realizada com sucesso em uma fazenda em Sorriso durante o período da manhã, já que foram considerados os hábitos da espécie.

O registro do voo nesse momento comprovou a capacidade restabelecida, segundo a veterinária responsável pelo caso, Lilian Medeiros.

Veja também

Polícia Civil prende dupla envolvida em sequestro e execução de jovem em Sorriso

Sorriso: Polícia Civil prende jovem e apreende dois menores por série de assaltos na Zona Leste

Governador Mauro Mendes recebe alta após queda e seguirá em repouso domiciliar

“Transporte Zero aumentou peixes nos rios e impulsionou o turismo de pesca esportiva em MT”, afirma dona de pousada

Polícia Civil desarticula grupo criminoso que movimentou R$ 100 milhões com drogas em MT

Praças de pedágio da BR-163 passam a aceitar novos meios de pagamento a partir de 1º de setembro