Seminário sobre cuidado com a água abre calendário de reuniões do CBH Alto Teles Pires

No mês dedicado aos cuidados com a água, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Direita do Alto Teles Pires organiza sua primeira reunião de 2020, na próxima terça-feira (17), às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Sinop (479 km de Cuiabá).

Além da reunião, o dia conta ainda com o 1° Seminário de Recursos Hídricos, discutindo sobre os planos de cuidados com a água, às 19h30, no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os encontros são livres para participação de toda a população.

Com a presença do superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Luiz Henrique Magalhães Noquelli, o Comitê pretende envolver a população na defesa e conservação das águas do Alto Teles Pires.

Entre pautas, estão a prestação de contas das atividades de 2019, apresentação da atuação do CBH na região, e outros assuntos gerais, a reunião é considerada também a continuidade do plano de trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos.

“É importante a participação, principalmente dos nossos membros, para que possamos cumprir as nossas metas junto a Agência Nacional de Águas (ANA). Nessa reunião devemos discutir as ações que estão sendo desenvolvidas, além de outros assuntos do nosso plano de trabalho de 2020”, afirma Eliel Ferreira, primeiro secretário do CBH Alto Teles Pires.

Cuidar da água está nos nossos planos 

Com o objetivo de debater as ações de gestão, planejamento e educação ambiental em recursos hídricos, o seminário vai abrir espaço para três palestras e uma mesa redonda, mediada pelo Dr. Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, promotor de justiça da 3° Promotoria de Justiça Civil da Comarca de Sinop.

Durante as palestras devem ser discutidas a percepção ambiental no contexto de gestão dos recursos hídricos, a importância das nascentes para o desenvolvimento do município, além das novas políticas sobre as águas de Mato Grosso.

Na linha de frente das exposições estarão o primeiro secretário do CBH, o superintendente de recursos hídricos da Sema, e também a presidente do Comitê, Ivete Mallmann Franke.

Com o encerramento previsto para às 21h45, os presentes vão poder desfrutar ainda de um coffe break preparado especialmente para o seminário.

Conheça o CBH Alto Teles Pires-MD

Instituído em 2015, o Comitê atua como um fórum de debate e deliberações sobre os assuntos que envolvem a utilização dos recursos hídricos da região do Alto Teles Pires. Sendo um órgão colegiado, conta com membros de instituições públicas, representantes da sociedade civil, além de outras organizações não governamentais. Com uma área de atuação de 7.050,243 Km², o CBH é hoje um dos principais meios de participação social em defesa das águas do rio Preto, Rosana, Caiabi, Nandico, Celeste, Lira e outros.

 Abrangendo quatro municípios, Sorriso, Nova Ubiratã, Sinop e Vera, o Comitê se junta a outros nove CBH’s atuantes no estado. Saiba mais clicando aqui (https://cbhaltotelespiresm.wixsite.com/comites/historico)

Serviço

– 1ª Reunião Ordinária do CBH Alto Teles Pires-MD

Horário: 14h às 16h

Local: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sinop

Entrada livre para toda população

– 1° Seminário de Recursos Hídricos

Horário: 19h30 às 21h45

Local: Anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Entrada livre para toda população 

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital