Senado aprova marco temporal para demarcação de terras indígenas com votação favorável de representantes de MT

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (27) o Projeto de Lei 2.903/202, que estabelece um marco temporal de referência para a demarcação de terras indígenas. A votação contou com 43 votos favoráveis e 21 contrários, e agora os senadores passarão a analisar os trechos destacados no projeto. Os três representantes de Mato Grosso no Senado, Margareth Buzetti (PSD), Jayme Campos (UNIÃO) e Mauro Carvalho (UNIÃO), votaram pela aprovação do PL.

A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na mesma manhã e foi enviada para o Plenário, onde foi aprovado um requerimento para que o texto tramitasse em regime de urgência.

Um dos pontos mais debatidos do projeto é a definição do marco temporal, que estabelece que apenas os territórios indígenas que estavam ocupados por eles em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, poderão ser demarcados. Essa tese jurídica ficou conhecida como marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Além disso, o projeto prevê a exploração econômica das terras indígenas, inclusive em cooperação ou com contratação de não indígenas. A celebração de contratos nesses casos dependerá da aprovação da comunidade indígena, da manutenção da posse da terra e da garantia de que as atividades realizadas gerem benefício para toda a comunidade.

O relator do projeto defendeu o texto aprovado na CCJ, rejeitando as emendas apresentadas em Plenário. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reafirmou seu compromisso com a tramitação da matéria e destacou que a aprovação do projeto não representa um enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente julgou inconstitucional a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Pacheco enfatizou a importância de o Congresso Nacional se posicionar sobre questões cruciais para o país e pediu foco na conciliação e no respeito entre os Poderes.

Agora, o projeto segue para sanção presidencial, onde será decidido se a proposta se tornará lei. A aprovação do marco temporal para demarcação de terras indígenas continua sendo um tema de grande relevância e polarização no cenário político nacional.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar