Sesp apresenta programa Vigia Mais MT aos comandantes regionais da PM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta quarta-feira (22.03), o programa Vigia Mais MT aos 15 Comandos Regionais e Comando de Policiamento Especializado (Rotam, Bope, Trânsito e Ambiental) da Polícia Militar de Mato Grosso.

A reunião, realizada pela Secretaria Adjunta de Integração Operacional no formato híbrido (presencial e virtual), buscou detalhar a ferramenta aos comandantes, para que a PM auxilie as prefeituras no planejamento da instalação do Vigia Mais MT, no sentido de avaliar o interesse de segurança em cada local de posicionamento ou instalação das câmeras nas cidades.

“A ideia foi detalhar o alcance dessa ferramenta, as vantagens e como ela pode trazer ainda mais benefício à população mato-grossense e auxiliar na busca de solução na área da segurança pública em cada um dos municípios”, disse o comandante do Estado Maior Geral, coronel Wilker Soares Sodré.

O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou que diversos municípios já têm procurado a Sesp em busca da implantação do programa.

“A adesão tem sido muito grande pelos municípios. Por isso, nada melhor do que levar aos comandantes regionais e dos batalhões um pouco mais de conhecimento a respeito do Vigia Mais MT, e informar que esta ferramenta já está à mãos, possibilitando o monitoramento das cidades por meio da tela de um computador, notebook ou até mesmo de um celular”, observou.

“Nós estamos aqui, hoje, para inserir os comandantes no processo e também para ouvi-los a respeito de qualquer necessidade, para que a gente possa melhorar e trazer ainda mais eficiência ao trabalho policial”, completou o coronel. Ele ainda agradeceu ao coronel Sodré pela oportunidade de apresentar a ferramenta aos representantes dos comandos.

Conforme o chefe de gabinete da Sesp, tenente-coronel PM Waldiley Alencar Taques do Valle Junior, já foram realizadas mais de 85 apresentações sobre o programa às prefeituras e ao setor privado.

“O Vigia Mais MT faz parte do conceito de cidade monitorada com tecnologia de inteligência artificial, melhorando a qualidade dos serviços prestados e aumentando a eficiência na segurança pública do Estado”, observou.

Ele ressaltou ainda que o Vigia Mais MT é um grande projeto de integração de câmeras, inclusive, com a possibilidade de uso em outras áreas do Governo.

“As câmeras podem ser usadas na Segurança Pública como podem ser integradas com outras secretarias, como Meio Ambiente, Fazenda, Indea, Detran, e Agências Reguladoras de Transporte Público para identificação do transporte clandestino e cumprimento das jornadas de viagens”, explciou.

Vigia Mais MT
O Vigia Mais MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, na última segunda-feira (20.03), nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Lucas do Rio Verde.

O programa prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento nos 141 municípios mato-grossenses, com investimento de R$ 30 milhões.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC