Sistema de videomonitoramento é expandido para Escolas Municipais de Sorriso

Na tarde desta segunda-feira (6), o prefeito interino de Sorriso, Gerson Bicego, conduziu uma importante reunião com a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, e os coordenadores do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Mec-Uzaid Siqueira e Klaiton Monteiro. O encontro tinha como objetivo avaliar o progresso do processo de instalação de um sistema de videomonitoramento nas 38 unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino.

A colaboração estreita entre as secretarias de Educação (Semed) e Administração (Semad), à qual o Departamento de Tecnologia da Informação está vinculado, com o apoio de outras pastas, tem possibilitado avanços significativos nesse serviço. Além da instalação de câmeras e equipamentos para monitoramento remoto das unidades escolares, o sistema também está sendo expandido para as salas de aula, aumentando assim a segurança de alunos, professores e, evidentemente, dos pais.

De acordo com Mec-Uzaid Siqueira, as escolas municipais do Distrito de Primavera, o Centro Municipal de Ensino Básico de Sorriso (Cmeb), a Jardim Bela Vista e a Papa João Paulo II já estão 100% monitoradas com câmeras e os dispositivos necessários para a captação e armazenamento de dados. Esse processo começou em 2018 e continua a ser implementado gradualmente, com a expectativa de que todas as unidades estejam devidamente monitoradas até a metade do próximo ano.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, ressaltou a importância desse projeto: “Este é um desejo tanto dos pais quanto de nossas equipes, e o monitoramento certamente contribuirá para reforçar a sensação de paz nas unidades escolares, além de aprimorar processos e protocolos.”

A implementação do monitoramento nas escolas representará um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. Considerando o monitoramento da rede municipal de ensino e de outros edifícios da Administração Pública, o volume de recursos investidos chegará a um total de R$ 9 milhões.

Uma central de monitoramento das unidades escolares está sendo preparada e estará localizada na Secretaria de Educação (Semed). Além disso, desde abril, as câmeras externas estão interligadas ao sistema de vigilância das forças de segurança.

O prefeito interino Gerson Bicego enfatizou o avanço significativo na transparência ao expandir o monitoramento para dentro da sala de aula, afirmando: “Alunos mais seguros e, igualmente, os profissionais da educação terão sua prática docente devidamente resguardada, à medida que o sistema permitirá esclarecer qualquer dúvida ou interpretação equivocada acerca do trabalho do professor em sala de aula.”

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo