Soldado do Exército Brasileiro é preso transportando mais de 20 quilos de drogas na fronteira Brasil/Bolívia

Na última sexta-feira (23), um soldado do Exército Brasileiro foi detido durante uma fiscalização próxima à comunidade Vila Tabuleta, na região de Glória D’Oeste, a 304 km de Cuiabá. A prisão ocorreu durante uma barreira da Operação Ágata, que visa combater crimes em áreas de fronteira entre Brasil e Bolívia.

O militar, que estava em uma caminhonete, seguia no sentido de Porto Esperidião para Cáceres, a 358 km e 220 km da capital, respectivamente. Durante a abordagem, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron-MT) encontrou dois tabletes de pasta base de cocaína no veículo, totalizando mais de 20 quilos da substância ilícita.

O soldado cooperou com as autoridades, indicando uma residência como o ponto inicial do carregamento. No local, a equipe do Gefron descobriu uma quantidade significativa de entorpecentes, totalizando 20,4 kg. O suspeito admitiu que receberia R$ 5 mil pelo transporte da droga até Cuiabá.

Em resposta ao ocorrido, o Exército Brasileiro emitiu uma nota, informando que o soldado estava programado para ser licenciado das fileiras da instituição na próxima quinta-feira (29), devido ao fim do seu período de serviço no Batalhão.

O comunicado reiterou o repúdio veemente a qualquer conduta que viole os princípios e valores fundamentais da Força Terrestre. O Exército assegurou que todas as medidas necessárias serão tomadas para responsabilizar qualquer militar que se desvie de sua conduta ética e profissional.

Apesar de não possuir antecedentes criminais, o soldado foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, à Polícia Federal de Cáceres para as devidas providências legais. A prisão ressalta a importância das operações de combate ao tráfico de drogas nas áreas de fronteira, visando manter a segurança e a integridade do território nacional.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC