Soldado do Exército Brasileiro é preso transportando mais de 20 quilos de drogas na fronteira Brasil/Bolívia

Na última sexta-feira (23), um soldado do Exército Brasileiro foi detido durante uma fiscalização próxima à comunidade Vila Tabuleta, na região de Glória D’Oeste, a 304 km de Cuiabá. A prisão ocorreu durante uma barreira da Operação Ágata, que visa combater crimes em áreas de fronteira entre Brasil e Bolívia.

O militar, que estava em uma caminhonete, seguia no sentido de Porto Esperidião para Cáceres, a 358 km e 220 km da capital, respectivamente. Durante a abordagem, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron-MT) encontrou dois tabletes de pasta base de cocaína no veículo, totalizando mais de 20 quilos da substância ilícita.

O soldado cooperou com as autoridades, indicando uma residência como o ponto inicial do carregamento. No local, a equipe do Gefron descobriu uma quantidade significativa de entorpecentes, totalizando 20,4 kg. O suspeito admitiu que receberia R$ 5 mil pelo transporte da droga até Cuiabá.

Em resposta ao ocorrido, o Exército Brasileiro emitiu uma nota, informando que o soldado estava programado para ser licenciado das fileiras da instituição na próxima quinta-feira (29), devido ao fim do seu período de serviço no Batalhão.

O comunicado reiterou o repúdio veemente a qualquer conduta que viole os princípios e valores fundamentais da Força Terrestre. O Exército assegurou que todas as medidas necessárias serão tomadas para responsabilizar qualquer militar que se desvie de sua conduta ética e profissional.

Apesar de não possuir antecedentes criminais, o soldado foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, à Polícia Federal de Cáceres para as devidas providências legais. A prisão ressalta a importância das operações de combate ao tráfico de drogas nas áreas de fronteira, visando manter a segurança e a integridade do território nacional.

Veja também

Polícia Militar recupera em Sorriso caminhonete furtada da Funai de Colíder

Sorriso: homem tem R$ 5,6 mil furtados de conta bancária após cair em golpe por telefone

Operação policial desarticula tráfico e apreende armas e drogas em Ipiranga do Norte

Proprietário de borracharia e boate é condenado por integrar organização criminosa; se vangloriava dos crimes

26ª edição da Operação Lei Seca em Sorriso prendeu um e apreendeu 54 veículos

Homem portando arma de fogo em marmoraria é preso em flagrante em Lucas do Rio Verde