Sorriso: ambulantes são notificados por intimidação e irregularidades comerciais

Um grupo de vendedores ambulantes foi alvo de notificação por parte de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Núcleo de Fiscalização Integrado (NIF) nesta sexta-feira (9), na Avenida Natalino João Brescansin, em Sorriso. As ações foram desencadeadas em resposta a denúncias de intimidação a condutores e práticas comerciais irregulares.

De acordo com as denúncias, os ambulantes estariam coagindo motoristas a adquirirem borrachas de vedação para portas automotivas, ao mesmo tempo em que omitiam informações sobre o valor do produto, induzindo clientes ao erro. Além disso, durante a abordagem, os agentes constataram a existência de mandados de prisão em desfavor dos ambulantes.

A checagem revelou a ausência de alvará de empresa constituída em Sorriso e/ou de comprovante de recolhimento da taxa municipal obrigatória para a prática do comércio ambulante. A taxa diária estabelecida é de 13,50 VRF (Valor de Referência Fiscal), equivalente a R$ 1.377,67, conforme a legislação vigente.

“Inicialmente, eles [ambulantes] reportaram que fazem parte de um grupo de 11 trabalhadores, sendo que apenas três deles manifestaram interesse em buscar a regularização”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Moura ressaltou que os ambulantes foram orientados sobre a possibilidade de responsabilização em caso de reincidência em práticas abusivas contra os consumidores locais. Ele destacou que, mesmo atuando em ambiente externo, os vendedores não estão isentos de respeitar a legislação local e o Código de Defesa do Consumidor.

A Prefeitura de Sorriso disponibiliza o Disque-Denúncia pelo número 153 da Guarda Civil Municipal, permitindo que a sociedade contribua com as ações de fiscalização e coibição de práticas irregulares no município. O objetivo é promover um ambiente seguro e de acordo com as normas estabelecidas para o comércio local.

Veja também

Sorriso: motorista é preso pela PRF com carga de cigarro contrabandeado do Paraguai 

Três homens foram localizados em uma residência, com as mãos e pés amarrados

Polícia Militar recupera veículo em menos de 20h após assalto

Suspeito de participar de tripla tentativa de homicídio é preso pela Rotam

Colisão na BR-163 deixa duas crianças e casal feridos

Duas pessoas são baleadas após briga por som alto em Sorriso