Sorriso: ambulantes são notificados por intimidação e irregularidades comerciais

Um grupo de vendedores ambulantes foi alvo de notificação por parte de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Núcleo de Fiscalização Integrado (NIF) nesta sexta-feira (9), na Avenida Natalino João Brescansin, em Sorriso. As ações foram desencadeadas em resposta a denúncias de intimidação a condutores e práticas comerciais irregulares.

De acordo com as denúncias, os ambulantes estariam coagindo motoristas a adquirirem borrachas de vedação para portas automotivas, ao mesmo tempo em que omitiam informações sobre o valor do produto, induzindo clientes ao erro. Além disso, durante a abordagem, os agentes constataram a existência de mandados de prisão em desfavor dos ambulantes.

A checagem revelou a ausência de alvará de empresa constituída em Sorriso e/ou de comprovante de recolhimento da taxa municipal obrigatória para a prática do comércio ambulante. A taxa diária estabelecida é de 13,50 VRF (Valor de Referência Fiscal), equivalente a R$ 1.377,67, conforme a legislação vigente.

“Inicialmente, eles [ambulantes] reportaram que fazem parte de um grupo de 11 trabalhadores, sendo que apenas três deles manifestaram interesse em buscar a regularização”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Moura ressaltou que os ambulantes foram orientados sobre a possibilidade de responsabilização em caso de reincidência em práticas abusivas contra os consumidores locais. Ele destacou que, mesmo atuando em ambiente externo, os vendedores não estão isentos de respeitar a legislação local e o Código de Defesa do Consumidor.

A Prefeitura de Sorriso disponibiliza o Disque-Denúncia pelo número 153 da Guarda Civil Municipal, permitindo que a sociedade contribua com as ações de fiscalização e coibição de práticas irregulares no município. O objetivo é promover um ambiente seguro e de acordo com as normas estabelecidas para o comércio local.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC