Sorriso: autoridades buscam acelerar obras do aeroporto para acompanhar crescimento comercial da região

O Aeroporto Regional Adolino Bedin, localizado em Sorriso, está passando por obras de recuperação e restauração do pátio de aeronaves e da via de serviço, com o objetivo de atender ao acelerado crescimento comercial da região. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, e a supervisora aeroportuária, Sandronéia Klauss, estiveram em Brasília na última quarta-feira, 07 de junho, para discutir o assunto.

Pela manhã, a reunião ocorreu na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), enquanto à tarde o debate foi na Secretaria de Viação Civil (SAC). Segundo Cláudio, Sorriso está em uma posição estratégica no Estado, o que potencializa o uso do aeroporto, e o crescimento do município automaticamente gera ganhos para todos. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) tem observado um aumento na procura por voos no aeroporto local.

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em abril deste ano, Sorriso registrou o maior fluxo de passageiros de 2023, com um total de 4.527 embarques e desembarques. Os meses anteriores também apresentaram números expressivos, sendo 4.514 em março, 3.819 em fevereiro e 4.206 em janeiro. O Ministério de Portos e Aeroportos registrou um aumento de 23,16% nos embarques e desembarques pelo Aeroporto Adolino Bedin nos quatro primeiros meses de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Além das obras em andamento, o secretário Cláudio Oliveira destacou que estão sendo discutidas ampliações necessárias e a possibilidade de concessão de hangares e linhas de acesso para hangares. O objetivo é não apenas acelerar os serviços atuais, mas também projetar o aeroporto para os próximos 20 anos.

Atualmente, Sorriso conta com um voo diário para Cuiabá. Desde fevereiro, o município busca a implantação de mais um voo diário para outro destino, especialmente São Paulo, devido ao alto fluxo de negócios com a capital paulista como ponto de partida para a Capital Nacional do Agro.

Durante a visita a Brasília, Cláudio Oliveira apresentou o “Sorriso em Números” na Secretaria de Viação Civil (SAC). A apresentação teve como foco as potencialidades de Sorriso e da região central do Estado de Mato Grosso. Sorriso se destaca nacionalmente na produção de soja, milho, feijão caupi e pescado de água doce, e a região central do estado abriga ainda atividades como suinocultura, bovinocultura, avicultura e empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros, que congrega 15 municípios mato-grossenses.

Aqueles que desejam obter informações sobre o aeroporto ou concessão de hangares podem entrar em contato pelo telefone 3545-8381 ou procurar a Semdec, que oferece atendimento ao público das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Essas medidas visam impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da região e melhorar a infraestrutura aeroportuária para atender às demandas crescentes de passageiros e negócios em Sorriso e arredores.

 

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal