Sorriso: bairro Rota do Sol terá heliponto

O primeiro, de uma série de helipontos que serão instalados pela Prefeitura de Sorriso, já tem lugar definido: o Centro de Eventos Ari José Riedi. A manhã desta quarta-feira (8 de fevereiro) começou com análise e prospecção das estruturas, que vão garantir mobilidade e agilidade para pousos e decolagens de helicópteros em vários pontos da cidade.

Participaram do momento de prospecção, liderado pelo vice-prefeito Gerson Bicego, os secretários Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico – Semdec), José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil – Semsep) e o arquiteto Fábio Miguel dos Santos, que atua na Secretaria da Cidade (Semcid). A área sondada para abrigar o heliponto fica bem na frente do Centro de Eventos e, para garantir que a estrutura possa ser utilizada, será necessário executar alguns serviços.

“Precisaremos deslocar alguns postes, nivelar a área e construir uma área cimentada de 20 x 20m”, destacou Gerson, acrescentando que a intervenção será feita com 100% de equipes próprias, tanto da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), quanto da Semsep, quando da sinalização das estruturas.

Além do Centro de Eventos, outras áreas também estão cotadas para servirem como pontos de “desce e sobe” dos grandões com hélice. Além de preparar locais por meio da retirada de obstáculos como fios, árvores, postes e outras estruturas, é também necessário já incluir a destinação de áreas aptas a servirem como helipontos no planejamento da expansão do Município.

“Estamos avaliando junto ao Ciopaer (o Centro Integrado de Operações Aéreas) e algumas áreas são estratégicas, como o Hospital Regional de Sorriso, a rotatória do Parque Ecológico; a Rotatória da Avenida Brasil; a Praça das Fontes, o Lago do Vila Bela; e os bairros Santa Maria e Mário Raiter, entre outras”, apontou o gestor, lembrando que representantes das concessionárias Intervias e Apasi também serão convidadas a discutir o tema e, possivelmente, também implantar helipontos em suas bases, o que pode resultar em mais rapidez, por exemplo, no resgate e transporte de acidentados.

 

Veja também

Operação Lei Seca em Sorriso resulta em apreensões de veículos e prisões por embriaguez ao volante

“Considero o fim da ‘saidinha’ um avanço legislativo, mas precisamos de muito mais”, afirmou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

Acidente na MT-242 deixa homem gravemente ferido em colisão entre Jeep Cherokee e motocicleta Suzuki 650 XT

Falando de pré-candidatura vereador Damiani diz que prioridade tem que ser Sorriso

Governador destaca competência dos novos desembargadores e acredita que prestação de serviços na Justiça será ampliada

Mulher morre em colisão entre moto e carro em Lucas do Rio Verde; motorista do outro veículo estava embriagado