Sorriso: Bombeiro alerta para cuidados visando evitar afogamentos

De acordo com dados alarmantes divulgados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, uma média de 21 brasileiros perde a vida diariamente no país devido a afogamentos. Desse triste total, cerca de 80% dos casos são registrados em águas doces, como rios, piscinas e lagos, e a grande maioria das vítimas são crianças e adolescentes.

O Tenente Thiago, do Corpo de Bombeiros de Sorriso, ressalta a importância de conscientizar os pais sobre a necessidade de manter um olhar atento e cauteloso sobre seus filhos quando estão próximos de corpos d’água. Ele adverte que é fundamental evitar deixar as crianças sozinhas e não confiar exclusivamente em boias infláveis, que podem furar e comprometer a segurança.

Além disso, o oficial faz questão de reforçar algumas orientações já conhecidas, mas que são fundamentais para prevenir acidentes aquáticos. Entre elas, destacam-se a proibição da ingestão de bebidas alcoólicas antes de entrar na água, a importância de tomar cuidado com a profundidade de rios e lagos, e a necessidade de evitar locais desconhecidos, onde podem ocorrer rebojos ou redemoinhos.

“Caso presencie alguém em situação de afogamento, evite tentar o resgate por conta própria. Ao invés disso, ofereça algo para a pessoa se agarrar e procure ajuda imediatamente”, recomenda o Tenente Thiago.

Outro ponto importante levantado pelo tenente é a necessidade de cuidados com crianças dentro de casa, inclusive em relação a vasos sanitários e caixas d’água. Acidentes domésticos também podem representar riscos significativos para a segurança dos pequenos.

Para casos de emergência, o Tenente Thiago destaca a importância de entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, onde os atendentes estarão aptos a orientar o procedimento a ser adotado até a chegada dos socorristas. O oficial ainda sugere que as pessoas busquem informações sobre técnicas de salvamento e prevenção, por meio de vídeos e cursos especializados.

Por fim, o tenente alerta para o cuidado com a ingestão de alimentos antes de entrar na água, pois isso pode aumentar o risco de acidentes durante a prática de atividades aquáticas.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo