Sorriso: bombeiros são acionados para conter princípio de incêndio em comércio próximo ao Shopping; botijão de gás teria pegado fogo

A guarnição da 10ª CIBM – Corpo de Bombeiros Militares de Sorriso foi acionada na tarde desta quarta-feira (05/08) para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em um comércio localizado nas proximidades do Park Shopping Sorriso.

As informações preliminares dizem que se trata de um botijão de gás que teria pegado fogo e iniciado um princípio de incêndio.

Os bombeiros agiram rápido para debelar as chamas. Ninguem se feriu, não houve danos de maior proporção.

Dicas de segurança com botijões de gás:

Cuidado com o calor na mangueira

Cuidado com o posicionamento da mangueira de gás! Não a deixe posicionada atrás do fogão, pois o calor durante a cocção pode danificá-la e causar vazamentos.

O botijão precisa de locais arejado

Em hipótese alguma mantenha seu botijão de gás de cozinha guardado em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas. Para protegê-lo do ambiente externo, o ideal é que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada e espaço para o gás, o registro e a mangueira. Mantenha o local sempre bem limpo.

Fique sempre de olho no prazo de validade da mangueira

Você sabia que as mangueiras de gás possuem prazo de validade? Normalmente, recomenda-se que elas sejam trocadas a cada cinco anos no máximo, garantindo a integridade e a segurança da peça.

Gás e produtos inflamáveis não combinam

Parece uma dica óbvia, mas saiba que é muito importante sempre ressaltá-la. Nunca posicione seu gás perto de armários ou prateleiras que guardem produtos inflamáveis (querosene, álcool, removedor, inseticidas, aerossois, alvejantes, entre tantos outros). Em caso de vazamento, eles podem entrar em contato com o gás e causar explosões.

Ralos e caixas de esgoto merecem atenção

Lembre-se sempre de manter o botijão afastado pelo menos um metro e meio de ralos, grelhas de escoamento de água e caixas de esgoto. Isso porque o gás é mais pesado do que o ar, e pode, em caso de vazamento, infiltrar-se nesses locais e causar explosões caso entre em contato com alguma faísca ou chama.

Nada de deitar o botijão!

Muitas pessoas imaginam que, ao “deitar” o botijão, ou seja, ao deixá-lo na posição horizontal, dá para aproveitar o finalzinho do gás e continuar cozinhando. Não faça isso! Além de não cumprir a finalidade (render mais), quando o vasilhame é deitado o GLP pode vazar pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

Não utilize ferramentas para ajustar o regulador de pressão

A instalação do regulador de pressão deve ser realizada manualmente, jamais com o auxílio de ferramentas. Elas podem causar desgaste ou avaria na peça, além de apresentarem o risco de produção de faísca, caso haja atrito com o botijão.

Sempre faça o teste de vazamento

Simples e fácil, o teste ajuda a detectar precocemente qualquer vazamento logo na instalação ou troca do gás. Ao conectar o regulador de pressão, basta passar bastante espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se aparecerem bolhas, significa que existe vazamento. Ocorrendo isto, o regulador deve ser desconectado e o procedimento repetido. Caso as bolhas persistam, solicite a imediata troca do produto.

Compre apenas produtos confiáveis

Os produtos Ultragaz são fabricados sob as mais rígidas normas de qualidade e segurança. Compre sempre de revendedores autorizados, e verifique sempre a presença do lacre e do rótulo de segurança.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo