Sorriso: campanha Janeiro Roxo debate identificação e tratamento da hanseníase

Janeiro não é somente Branco. É Roxo também. E a cor é para chamar a atenção em relação à uma doença silenciosa. Trata-se da hanseníase. Conforme Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em 2022, entre os anos de 2016 e 2020, foram diagnosticados no país 155.359 casos novos de hanseníase; 86.225 ocorreram no sexo masculino, o que corresponde a 55,5% do total.

E para debater questões relativas a como identificar e realizar o encaminhamento correto via rede pública de saúde, na próxima semana, nos dias 26 e 27 de janeiro, a fisioterapeuta Carla Di Domênico Martins, irá ministrar a “Oficina do Protocolo de Hanseníase” dedicada à enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACSs) da rede municipal. Nas duas datas – 26 e 27; a formação será realizada na própria Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), das 7 às 11 horas.

Além disso, mais dois momentos devem ser realizados com a presença de enfermeiros e médicos e conduzidos pela dermatologista Juliana Alves Reis. A intenção é ampliar o debate sobre a doença.

Janeiro Roxo

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns da enfermidade são manchas na pele, resultando em lesões e perda de sensibilidade na área afetada. Em alguns casos também são relatadas fraqueza muscular e sensação de formigamento nas mãos e nos pés. Quando os casos não são tratados no início dos sinais, a doença pode causar sequelas progressivas e permanentes, incluindo deformidades e mutilações, redução da mobilidade dos membros e até cegueira.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, também conhecida como bacilo de Hansen (em homenagem à Gerhard Hansen, o médico e bacteriologista norueguês descobridor da doença, em 1873). O bacilo se reproduz lentamente e o período médio de incubação e aparecimento dos sinais da doença é de aproximadamente cinco anos, segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro, o que faz com o mês também carregue o nome de “Janeiro Roxo” especificamente neste ano, a data cai no dia 29.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo