Vida simples, memórias afetivas e essência do campo são destaques da comemoração
Esta quinta-feira (8) é dia de comemoração no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC) de Sorriso MT. Afinal, não é todo dia que se comemora dois anos de existência. E para festejar a riqueza que esse espaço proporciona à população sorrisense, e à construção e consolidação da memória histórico-cultural da cidade, às 19h, acontece a abertura oficial da exposição itinerante de aniversário “Interiorizando, A Cultura Caipira: Histórias, Causos, Aromas e Sabores”.
De acordo com a coordenadora do CHC, Maria Amélia Rossi, o tema da mostra procura resgatar a importância da vida simples para nossa saúde global. “Precisamos entender que o materialismo exacerbado nos impede de desfrutar da simplicidade das coisas, seja no campo ou na cidade. O estilo de vida do “caipira”, que levava uma vida simples, serve de reflexão sobre nossos hábitos atuais, reflete.
Maria Amélia ressalta que “este trabalho busca resgatar memórias afetivas e aproximar as gerações, mantendo viva a essência do campo em nossos corações e na nossa cultura”. “Você já se perguntou de onde surgiu a cultura caipira? Quem é de fato o caipira? Será que todos temos alguma influência dessa cultura?”, questiona ela.
Se você ficou curioso para saber as respostas das perguntas acima, você pode convidar seus amigos e seus familiares e virem descobri-las em uma deliciosa viagem preparada exclusivamente para vocês.
As visitas são gratuitas e poderão ser realizadas a partir da próxima sexta-feira (9 de agosto). O roteiro inclui uma passagem pela origem da culinária caipira, música, artes, literatura, medicina, vocabulário/dialeto, festas típicas e causos.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, é uma alegria imensa fazer parte da comemoração de dois anos do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser. “Há dois anos o CHC realiza trabalhos importantíssimos de resgate e preservação da história e cultura da cidade. Muitos artistas, estudantes e visitantes passam por esse espaço e comungam memórias, constroem conhecimentos. Tenho certeza de que essa será mais uma bela exposição para o público sorrisense”, alegra-se ele.