A etapa estadual é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Entre os dias 16 e 22 de julho, os jogos reunirão aproximadamente 1.300 atletas em disputas nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Compuseram o dispositivo de honra, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jeferson Neves; o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Davi Moura; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Júnior Brandão; a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; o vereador Zé da Pantanal; o superintendente de Desporto Escolar, Marcelo Cruz; o coordenador geral dos Jogos Escolares Mato-grossenses, Adriano Augusto de Oliveira; o coordenador de eventos esportivos da Secel, Cleverson dos Santos Oliveria (Kiko); o presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso, Edson Luis Manfrin; o secretário-adjunto de Esporte e Lazer de Sorriso, Nelson Campos; o árbitro da competição, Arno Martins; o vice-prefeito de Barra do Garças, Sivirino Souza dos Santos e secretários municipais de Esporte de municípios participantes.

“Temos aqui hoje as melhores equipes do Estado destas quatro modalidades esportivas e quero agradecer pela luta de cada um para estarem aqui. É uma honra para nós recebê-los. Agradecer ao Governo de Mato Grosso por todo incentivo ao esporte e aos gestores municipais de Sorriso pelo apoio à realização deste evento tão importante”, disse o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jeferson Neves.

“Estamos sediando um dos principais eventos esportivos do Estado, que vem consolidar o retorno das competições pós-pandemia. São atletas de vários municípios mato-grossenses vivendo experiências únicas no esporte com o objetivo maior de serem campeões em suas modalidades, para representar Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude Fase Nacional”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

O palco das disputas dos Escolares Mato-grossenses está sendo os ginásios Domingão, Fermino Maleski e Flor do Cerrado; as quadras da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), das escolas municipais Ivete Lourdes Arenhardt e Aureliano Pereira da Silva e da Escola Estadual Mário Spinelli.

Sorriso participa da competição com as equipes do Colégio São José, na modalidade de futsal masculino e voleibol feminino e masculino; do Colégio Regina Coeli, com a equipe de basquetebol masculino; a Escola Estadual Arlete Capellari, com a equipe de basquetebol feminino; e a Escola Estadual 13 de Maio, com o handebol feminino e masculino.

“O esporte abre portas na vida desses jovens, ensina a crescer, respeitar ao próximo e ter disciplina e busca constante pelos objetivos. Quero agradecer de uma maneira geral aos organizadores deste evento e aos professores que estão formando não só atletas, mas também homens de bem para o futuro de nossa sociedade. Desejamos sorte às equipes e que tenham ótimos jogos durante esta semana”, finalizou o prefeito, Ari Lafin.

O evento contou com apresentação da Marinha do Brasil e, ao final da solenidade teve atração musical com o DJ Trident.