Sorriso: drenagem na MT-242 volta a ser avaliada

Enquanto equipes próprias da Prefeitura seguem com o trabalho paliativo para conter a erosão do trecho da MT-242 na região de saída do Residencial Mário Raiter, ao mesmo tempo, prossegue o trabalho de planejamento para que, assim que chuvarada parar, a obra de drenagem seja executada.

Representantes da Prefeitura conversaram com representante da construtora Bara, que venceu a licitação para executar a drenagem do local sobre a programação para a instalação das aduelas, as estruturas em forma de “U” que devem canalizar as águas pluviais e garantir que cheguem ao Rio Lira sem fazer estragos na via.

“Precisamos manter diálogo constante, acompanhar cuidadosamente o plano de trabalho, verificar se será necessária uma licitação adicional, para terraplanagem, por exemplo, e garantir que, na seca, possamos resolver definitivamente este problema”, orientou o prefeito Ari Lafin durante reunião na manhã desta segunda-feira (23 de fevereiro) com Carlos Vilela, da Bara Construções, os secretários Milton Geller (Obras e Serviços Públicos – Semosp), Ednilson Oliveira (Cidade – Semcid), e o fiscal da obra, William Scherner. O vice-prefeito Gerson Bicego também acompanhou o momento de análise e planejamento.

“Neste período em que não tem como mexermos no canal, estamos iniciando um segundo turno para produzir as aduelas”, adiantou Vilela, destacando que o trabalho poderia estar mais adiantado, mas as formas, que eram aguardadas para o fim de dezembro, só chegaram em meados de janeiro. “Já estamos com 100 toneladas de aço compradas e, com o turno adicional, pretendemos adiantar o máximo possível a produção destas estruturas”, complementou.

Titular da Semosp, Geller destacou que o trabalho que vem sendo feito, de maneira integrada por meio da Semosp e da Secretaria de Transportes (Semtra), tem como objetivo evitar que a erosão aumente, resguardando, inclusive, a estabilidade dos postes de energia ao longo da via. “Por conta da umidade do terreno, não há como fazer compactação, por exemplo, visto que isso poderia agravar ainda mais a situação”.

Sobre a drenagem:

O trecho que receberá a ação de drenagem é de 2,5 quilômetros e fica às margens da MT-242. O emissário sai do Residencial Mário Raiter em direção ao Rio Lira. Além da drenagem pluvial do Mário Raiter, o canal também vai conduzir ao rio as águas captadas no Distrito Industrial e Comercial (DIC) Nova Prata e em outros bairros da região.

A obra foi licitada pelo valor de R$ 12.527.106,98. Ainda em setembro do ano passado, representantes da Prefeitura, da empreiteira e da concessionária Intervias também avaliaram a situação para estudar a melhor forma de executar a intervenção.

Veja também

Sorriso entre os municípios de MT que saíram do ranking do Vacinômetro em 2025

Etapa Teles Pires do Fetran termina hoje em Sorriso com apresentações de 27 espetáculos teatrais

 Ager e Procon de Sorriso intensificam fiscalização do transporte intermunicipal

Acidente na BR-163 deixa carros destruídos e uma pessoa ferida em Sorriso

Semear Máquinas chega a Sorriso com a tecnologia da marca Horsch

Sorriso sedia hoje Congresso Prefeitos do Agro e encontro feminino que destacam inovação e protagonismo no campo