Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso

A Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico divulgou nesta 4a-feira (10) o terceiro ranking de monitoramento da cobertura vacinal realizado através do projeto Vacinômetro. Nove municípios mato-grossenses apareceram pela primeira vez na lista de baixa cobertura vacinal, enquanto 13 deixaram o ranking da segunda para a terceira edição.

Entre os municípios que passaram a figurar na relação a partir do terceiro levantamento está Sorriso, ao lado de Reserva do Cabaçal, Nova Santa Helena, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Primavera do Leste e Ipiranga do Norte.

O objetivo do acompanhamento é elevar os índices de vacinação entre crianças, adolescentes e idosos nos 42 municípios com as menores taxas de cobertura em Mato Grosso, que representam 30% do estado. O procurador de Justiça titular da Especializada e coordenador do Vacinômetro, José Antônio Borges Pereira, destacou a importância do monitoramento para dar subsídios aos promotores de Justiça no apoio ao poder público local e para sensibilizar a população sobre a eficácia das vacinas.

“Estamos atuando fortemente para combater a falsa informação de que a vacina é prejudicial à saúde, uma realidade negacionista que enfrentamos desde o início da pandemia de Covid-19. Com esse levantamento pretendemos sensibilizar o poder público e a sociedade sobre a importância da imunização e estimular a cultura da prevenção e da valorização dos avanços da ciência”, argumentou Pereira.

Além de Sorriso, outros municípios já estão sendo monitorados desde o primeiro levantamento, em meados de 2023, como Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Tangará da Serra. No entanto, ainda há 19 municípios que não foram citados no ranking.

A Procuradoria de Justiça também expediu recomendação aos promotores de Justiça de Mato Grosso no ano passado para intensificar a vacinação em regiões com baixos índices de imunização. E esta semana, novo ofício foi encaminhado aos membros da instituição reforçando a necessidade de providências.

As vacinas com pior cobertura no estado são HPV feminino, HPV masculino e influenza. Dos 42 municípios com as piores taxas, 29 estão com cobertura menor que 50% para HPV feminino e 33 estão com cobertura menor que 50% para influenza. No caso do HPV masculino, os 42 municípios estão com cobertura menor que 50%.

Veja também

Sorriso: Bombeiros auxiliam mãe e bebê em parto em casa no Jardim Ocidental

Clube Amigos da Terra avança no projeto de revitalização de nascentes do Rio Lira em Sorriso

Sorriso: PRF detém foragido da justiça por tráfico de drogas em ônibus na BR-163

Justiça determina limpeza de ferro-velho em Ipiranga do Norte para combate ao Aedes aegypti

Sorriso: PM prende dois em operação e apreende armas de facção criminosa

Vacina contra a dengue chega a Mato Grosso, beneficiando 35 municípios; Sorriso também vai receber doses