Sorriso é cidade destaque do Prêmio Lixo Zero Brasil

Na próxima semana, na quinta-feira (15), o trabalho da Prefeitura para tornar Sorriso cada vez mais sustentável será reconhecido no Prêmio Lixo Zero Brasil. O Programa Eco Sorriso foi selecionado para ser premiado na categoria “Cidade Destaque de Mato Grosso”, promovendo práticas Lixo Zero.

O Instituto Lixo Zero Brasil promove, desde 2018, o Prêmio Lixo Zero Brasil. O objetivo da homenagem, explica o Instituto, é demonstrar gratidão a aqueles que se destacaram na promoção do conceito lixo zero no país, através do exemplo, do trabalho e da dedicação. “Um reconhecimento pela inspiração provocada, que nos motiva na jornada de uma transformação cultural, em direção à cultura do cuidar”, como está descrito no convite para a Prefeitura receber o prêmio.

Neste ano, serão dois grandes eventos no mesmo dia: o Encontro Melhores Práticas Lixo Zero Brasil e o Prêmio Lixo Zero Brasil, que terão como palco o Centro de Eventos do Pantanal. “Ficamos muito honrados com nossa indicação para o prêmio e entendemos que isso só mostra o quanto ainda precisamos evoluir, aprimorar processos e sedimentar práticas sustentáveis como novas formas de viver”, comenta o prefeito Ari Lafin, acrescentando que a prática da reciclagem, por exemplo, já está integrada à rotina de sua casa e que, até 2024, a coleta seletiva porta a porta será disponibilizada em todo o Município”.

Na premiação, a Prefeitura de Sorriso será representada pelo coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, e também pelo secretário-adjunto de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Jesué Soares dos Santos.

Sobre o Eco Sorriso

O Eco Sorriso vem sendo desenvolvido pela Prefeitura desde 2019 e segue ampliando suas ações no Município. Atualmente, o programa contempla coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em quase 30 bairros; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além de ecopontos para a entrega de recicláveis.

As unidades escolares também contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás. Com isso, a meta é tornar a rede pública sorrisense a primeira do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”, além de seguir ampliando as ações de mobilização social.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo