Sorriso: escolas de Sorriso recebem auditoria do Instituto Lixo Zero para certificação

Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de novembro, a Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva abriu suas portas para uma auditoria realizada pela equipe do renomado Instituto Lixo Zero. O principal objetivo dessa avaliação foi determinar se a Leôncio, junto com outras três unidades escolares da rede municipal, que implementaram iniciativas visando eliminar a geração de lixo, atendem aos critérios necessários para conquistar a prestigiosa certificação de “Escola Lixo Zero”.

A auditora Tatiana Alvarez Vian, que liderou a equipe de avaliação, destacou o comprometimento evidente dos gestores, professores e equipe de limpeza da escola. Ela observou que todos estão engajados e organizados na missão de reduzir a produção de resíduos. A auditora também ressaltou o empenho dos alunos no processo, afirmando que os resultados foram ainda melhores do que o esperado.

A tarde foi marcada pela continuidade da avaliação, com os auditores acompanhados pelo coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, visitando a Escola Papa João Paulo II. A agenda de avaliações continua no dia seguinte (28 de novembro) com a Escola Matilde Zanatta Gomes, localizada no Assentamento Jonas Pinheiro, e o Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso (Cmeb).

No total, a iniciativa envolve 2.001 alunos e 85 funcionários, totalizando 2.086 pessoas impactadas pela conscientização de que “não existe um planeta B”. A rotina escolar dessas unidades foi completamente transformada, com substituição das lixeiras por pontos de coleta de recicláveis. Os resíduos de alimentos passaram a alimentar biodigestores nas unidades, gerando gás de cozinha para a produção de merenda escolar e adubo para as hortas. A eliminação de copos descartáveis tornou-se uma realidade, sendo substituídos por copos, canecas e garrafinhas laváveis e reutilizáveis.

Diogo Martins, coordenador do Eco Sorriso, expressou o empenho em obter a certificação, tornando essas unidades as primeiras do Centro-Oeste a ostentarem o título de “Lixo Zero”. Ele destaca que a certificação não é apenas um título, mas um reconhecimento de que é possível promover a gestão de resíduos sem gerar lixo.

A secretária de Educação do Município, Lúcia Drechsler, compartilha o entusiasmo com o resultado preliminar e destaca que, a partir do projeto-piloto nas quatro escolas, a intenção é estender o conceito “Lixo Zero” a todas as demais instituições de ensino da rede municipal. Ela acredita que essa é uma oportunidade única para criar uma nova cultura em relação aos resíduos e à necessidade de consumo, possibilitando a abordagem transdisciplinar desse tema.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital