Sorriso: horário estendido em USFs para vacinas e coleta de exames teve avaliação positiva

Mesmo com o clima mais frio que o normal, o resultado da abertura das Unidades de Saúde Família (USF) em horário estendido foi positivo. Os dados do G-MUS, programa que contabiliza as ações desenvolvidas nas USFs, apontam que foram realizados 413 coletas de preventivos e 212 doses de vacinas aplicadas.

“Mesmo com temperaturas abaixo do costume, a comunidade atendeu nosso chamado e o resultado nos deixou bastante satisfeitos. Mas se alguém não pode comparecer nessa data, procure sua unidade de saúde para agendar a coleta do preventivo e para vacinação”, disse a enfermeira da Atenção Primária, Cátia Luciano.

Ainda segundo Cátia, o que preocupa é a vacinação, “precisamos intensificar a vacinação de crianças menores de 5 anos e idosos contra gripe. Percebemos uma diminuição no número de vacina aplicadas de forma geral, mas a vacina da influenza no último ano teve um resultado que nos preocupa, uma vez que é uma doença que no final do ano passado acometeu muitos brasileiros. A única forma de prevenir é vacinando, frisou ela.

Nesta primeira fase a vacina contra gripe está liberada para os seguintes públicos, que foram definidos pelo Ministério da Saúde.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);Idosos com mais de 60 anos; Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Profissionais da Saúde Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; Funcionários do sistema prisional.

“Nós precisamos entender que a vacina da influenza vem para o município uma vez por ano, essa vacinas não temos disponível o ano todo, por isso a importância de imunizar esse público mais vulnerável e que nos preocupa; os idosos e crianças”, ressaltou a enfermeira Cátia Luciano

Se você faz parte do público alvo e ainda não tomou a vacina contra a influenza é só procurar uma unidade de saúde e levar seu CPF, Cartão SUS e Carteirinha de Vacinação. E comprovante função para os profissionais acima.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

uso de máscara (3)

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em locais destinados a serviços de saúde em Sorriso

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-06-27T090657.536

Sorriso terá dois pontos de imunização noturna nesta semana

inst. cancer

Sorriso receberá unidade de pesquisa clínica e medicina de precisão do Instituto do Câncer Brasil

hospital de campanha lotado

Covid-19: Hospital de Campanha será reaberto em Sorriso dia 04 de julho

dengue]

Secretaria confirma nova cepa de dengue mais transmissível com casos em Sorriso e Cuiabá e faz alerta

thumb__600_0_0_0_auto (31)

Sorriso ofertará imunização contra a covid-19 neste sábado, 25