Sorriso investe em semáforos inteligentes para melhorar a mobilidade urbana

A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) anunciou o início do processo de renovação dos semáforos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes.

Esses novos equipamentos estão equipados com tecnologia de ponta que permite o reconhecimento do tráfego de veículos e pedestres, ajustando o tempo de abertura e fechamento de acordo com o fluxo no momento. Com um investimento total de R$ 4 milhões de reais, a cidade está se preparando para modernizar seu sistema de semáforos, começando pelas Avenidas Tancredo Neves e Brescansin, onde 13 interseções semaforizadas serão as primeiras a receber essa tecnologia revolucionária.

De acordo com o Subsecretário da Semsep, Emiliano Preima, esta iniciativa traz uma série de inovações e benefícios que irão substituir os semáforos instalados em 1998. “Esse investimento em tecnologia visa melhorar as condições de mobilidade, especialmente em trechos críticos e movimentados da área urbana. Além do centro da cidade, o bairro Rota do Sol e a Zona Leste também receberão essa nova tecnologia, com o objetivo de reduzir congestionamentos. Os semáforos funcionarão de acordo com a demanda da via e em tempo real, proporcionando maior fluidez no trânsito, diminuição do tempo de deslocamento e economia em combustíveis”, explicou o Subsecretário.

O novo sistema é capaz de projetar mudanças automáticas com base no fluxo da via, alocando mais tempo para horários de maior movimentação, uma característica que o vice-prefeito Gerson Bicego destacou com entusiasmo. “Estamos modernizando nossos semáforos com um grande investimento, graças à visão futurista do prefeito Ari Lafin, do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, e do subsecretário Preima. Além da tecnologia, com os novos equipamentos, vamos resolver problemas cotidianos no transporte e no fluxo de pessoas, principalmente nas horas de pico”, afirmou o vice-prefeito.

O gestor da Semsep ressaltou que, em comparação com os semáforos convencionais, os novos equipamentos possuem um sistema operacional muito mais moderno e uma tecnologia embarcada que otimiza o trânsito em cada local e horário.

O prefeito Ari Lafin enfatizou a importância dessa iniciativa para a cidade: “Sorriso é uma cidade moderna, e era preciso modernizar também a rede de semáforos. Com isso, pretendemos reduzir congestionamentos e agilizar o trânsito com equipamentos novos e tecnologia de ponta que condizem com a Capital Nacional do Agronegócio.”

Veja também

Empresários e moradores criam associação para discutir projeto de mão única na Perimetral Sudoeste em Sorriso

DHPP de Sorriso desvenda farsa e investiga homicídio motivado por traição e encobrimento de provas

Obra do Lago Norte em Sorriso deve ser retomada em breve, após quase um ano de paralisação

Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos em MT

Fiscal agropecuário fala sobre o Vazio Sanitário da Soja em entrevista à Sorriso FM

Mulher é presa tentando furtar picanha de mercado; agia com o filho no colo