Sorriso investe em semáforos inteligentes para melhorar a mobilidade urbana

A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) anunciou o início do processo de renovação dos semáforos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes.

Esses novos equipamentos estão equipados com tecnologia de ponta que permite o reconhecimento do tráfego de veículos e pedestres, ajustando o tempo de abertura e fechamento de acordo com o fluxo no momento. Com um investimento total de R$ 4 milhões de reais, a cidade está se preparando para modernizar seu sistema de semáforos, começando pelas Avenidas Tancredo Neves e Brescansin, onde 13 interseções semaforizadas serão as primeiras a receber essa tecnologia revolucionária.

De acordo com o Subsecretário da Semsep, Emiliano Preima, esta iniciativa traz uma série de inovações e benefícios que irão substituir os semáforos instalados em 1998. “Esse investimento em tecnologia visa melhorar as condições de mobilidade, especialmente em trechos críticos e movimentados da área urbana. Além do centro da cidade, o bairro Rota do Sol e a Zona Leste também receberão essa nova tecnologia, com o objetivo de reduzir congestionamentos. Os semáforos funcionarão de acordo com a demanda da via e em tempo real, proporcionando maior fluidez no trânsito, diminuição do tempo de deslocamento e economia em combustíveis”, explicou o Subsecretário.

O novo sistema é capaz de projetar mudanças automáticas com base no fluxo da via, alocando mais tempo para horários de maior movimentação, uma característica que o vice-prefeito Gerson Bicego destacou com entusiasmo. “Estamos modernizando nossos semáforos com um grande investimento, graças à visão futurista do prefeito Ari Lafin, do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, e do subsecretário Preima. Além da tecnologia, com os novos equipamentos, vamos resolver problemas cotidianos no transporte e no fluxo de pessoas, principalmente nas horas de pico”, afirmou o vice-prefeito.

O gestor da Semsep ressaltou que, em comparação com os semáforos convencionais, os novos equipamentos possuem um sistema operacional muito mais moderno e uma tecnologia embarcada que otimiza o trânsito em cada local e horário.

O prefeito Ari Lafin enfatizou a importância dessa iniciativa para a cidade: “Sorriso é uma cidade moderna, e era preciso modernizar também a rede de semáforos. Com isso, pretendemos reduzir congestionamentos e agilizar o trânsito com equipamentos novos e tecnologia de ponta que condizem com a Capital Nacional do Agronegócio.”

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo