Sorriso: médico do Instituto do Câncer destaca avanços em pesquisas e tratamentos

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo: 1 a cada 6 mortes estão ligadas à doença. Em 2023, estima-se 704 mil novos casos da doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Como neste mês celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer, nós convidamos para falar com a gente o médico oncologista clínico, pesquisador e sócio fundador do grupo Instituto do Câncer Brasil, Dr. José Marcio Barros de Figueiredo.

Ele falou na entrevista sobre o que é o câncer, ressaltando que alguns casos podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida.

Destacou ainda que muitos tipos de câncer têm cura, principalmente, quando descobertos na fase inicial, por isso, o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

Dr. Márcio falou ainda sobre o avanço dos estudos envolvendo o genoma humano, que tem sido um grande aliado do paciente na prevenção e no tratamento de câncer e sobre os projetos para que em Sorriso os pacientes possam participar de avançadas pesquisas.
Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo