Sorriso (MT) é a 5° cidade do país com a melhor saúde pública e a 4º pior em segurança pública

O município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, ocupa o 5° lugar com a melhor saúde do país, mas é o 4º pior em segurança pública. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios que analisou 411 cidades, sendo sete de Mato Grosso com mais de 80 mil habitantes.

A Prefeitura de Sorriso informou que a boa nota em saúde se deu pelo investimento em programas e no atendimento à população.

Em relação à baixa colocação em segurança pública, a prefeitura disse que a gestão municipal tem realizado investimentos no setor para minimizar os números e sair da pontuação negativa.

O Ranking de Competitividade dos Municípios gerou notas em 65 indicadores de 13 pilares temáticos como saúde, segurança pública e educação.

No quesito saúde, o município possui nota 83,20 e no ranking deste ano, subiu cinco posições na categoria. Se comparado com outros municípios do Centro-Oeste, Sorriso fica em primeiro lugar.

Analisando apenas a cobertura de atenção básica e as vacinas aplicadas, o município ficaria em 1º lugar no país.

Em saúde pública, Sorriso fica atrás apenas para Toledo (PR), Joinville (SC), Votuporanga (SP) e Belo Horizonte (MG).

Sorriso tem aproximadamente 93 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado. O município é o maior produtor individual de soja do mundo.

De acordo com a prefeitura, o município possui 28 Unidades de Saúde da Família (USF) e um Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) par atender a população.

Segurança pública

 

Nessa categoria, Sorriso é o 4º pior município do pais, ficando atrás apenas de Itaúba (PA), Redenção (PA) e Altamira (PA).

Segundo o levantamento, a nota do município foi de 55,79, com destaque negativo para itens como o alto número de mortes violentas intencionais, mortalidade de jovens por razões de segurança e mortalidade nos transportes.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região