Sorriso: parlamentar reitera pedido para criação do município de Boa Esperança do Norte

Considerando a possibilidade jurídica de inúmeros propensos municípios serem criados no Brasil pela aprovação de legislação federal, o vereador Marlon Zanella (MDB) voltou a cobrar a criação do município de Boa Esperança do Norte.

Nesta semana, o Plenário aprovou o Requerimento 85/20 de autoria de Marlon e subscrito pelos demais parlamentares da bancada situacionista que pede à Presidência da República a emancipação do distrito, distante 130 km da sede de Sorriso. “Boa Esperança já possui uma estrutura considerável para administrar e prestar assistência aos munícipes, além de atender todos os requisitos necessários para ser emancipado como número de eleitores e viabilidade econômica”, frisa.

Marlon justifica que a emancipação do distrito é defendida pela maioria dos moradores que acreditam que os problemas de infraestrutura existentes só irão se resolver com sua elevação a categoria de município. “O potencial de Boa Esperança do Norte está acima da média de vários municípios já criados. Com a sua emancipação, terá condições de evoluir em sua infraestrutura, o que irá proporcionar aos seus cidadãos um desenvolvimento maior e uma satisfação social conforme perfil sócio/econômico que constata a sua pujante economia”, acrescenta.

DADOS – Com uma população estimada em sete mil habitantes e aproximadamente 2500 eleitores, Boa Esperança produz mais de 700 mil toneladas de grãos numa área estimada em 280 mil hectares.

“O distrito é rodeado por assentamentos agrários, além de inúmeras propriedades agrícolas de grande, médio e pequeno porte, diversos estabelecimentos comerciais, agência bancária e subprefeitura. Possui uma expressiva arrecadação fiscal e tributária que torna o futuro município autossustentável”, destaca o vereador.

Caso se torne município, Marlon acredita que a população supere 10 mil habitantes.

O requerimento será encaminhado ainda à bancada federal de Mato Grosso em Brasília.

Veja também

Vereador Brendo Braga avalia 2025 e destaca avanços em saúde, habitação e novos projetos para 2026

Novo Código Civil: setor produtivo pede mudanças minimalistas na norma

Mulher é agredida pelo marido após pedir pra ele desligar o video game

Governo de Mato Grosso aciona STF contra decreto ilegal de Lula

Ari Lafin anuncia filiação aos Republicanos e mira vaga na Assembleia Legislativa em 2026

Mato Grosso apresenta potencial econômico em missão nos Emirados Árabes Unidos