Sorriso: Prefeitura organiza força-tarefa para atender taxistas

A Prefeitura Municipal de Sorriso organizou uma força-tarefa para atender todos os taxistas que não fizeram os procedimentos necessários para renovação do alvará de funcionamento. Hoje (3 de fevereiro), tanto a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (AGER), quanto a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) vão atender além das 13 horas para garantir o atendimento destes profissionais.

Para tanto, os taxistas precisam cumprir três etapas: apresentar os documentos necessários na AGER, que emitirá uma autorização para a realização da vistoria na Semsep.  Depois da aprovação na vistoria na Semsep, o passo seguinte é emitir o alvará do Departamento de Tributação do município, no Paço Municipal.

Ainda na semana passada, o coordenador do Departamento de Trânsito do município, Márcio Pires, relembrou da necessidade da vistoria dos 60 táxis e 50 mototáxis que estão cadastrados no município. “Estamos inclusive convocando os condutores que ainda não fizeram a vistoria a comparecer até a Semsep para que estes veículos sejam analisados para posterior emissão do alvará ou para a correção de qualquer problema que possa trazer risco para condutores e passageiros”, comentou, quando da divulgação do número de acidentes registrado em dezembro no município.

Na manhã de hoje (3), um grupo de taxistas compareceu ao Paço Municipal para reivindicar uma solução para a apreensão de oito veículos usados como táxi que foram apreendidos no fim de semana, durante uma blitz que integra a campanha “Todos pela Vida”, por questões ligadas à documentação e também ao alvará vencido. O prefeito do município, Ari Lafin, recebeu os taxistas, que vieram acompanhados pelos vereadores Claudio Oliveira, Bruno Delgado, Maurício Gomes, Marisa Netto e Elisa Abrahão, e organizou uma comissão para resolver a demanda.

Nesta segunda reunião, às 10h30, com a presença, além do grupo de taxistas, dos secretários Estevam Hungaro Calvo Filho (Administração); José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil); Marlon Zanella (Governo); do presidente da AGER, Gilmar Ribas de Campos; do representante da Câmara de Vereadores, Jonathan Portela; e dos representantes do Departamento de Tributação, Rogério Silva e Marcos Aurélio Santos Silva.

Para agilizar o processo, a partir de amanhã (4), o Departamento de Tributação emitirá na hora o documento, desde que os taxistas compareçam com toda a documentação, bem como a vistoria, em dia.”Vamos analisar cada caso individualmente, avaliar cada situação e concentrar esforços para viabilizar todo o processo necessário para a regularização dos veículos apreendidos, bem como dos demais taxistas que ainda não renovaram o alvará”, destaca Moura, reforçando que, mesmo durante o recesso de fim de ano, a Semsep permaneceu com o atendimento normal, inclusive para fazer este serviço.

Já para o presidente da Associação dos Taxistas do município, Análio Antônio Borges (Kiko), os profissionais estavam aguardando uma convocação para proceder estes trâmites. “Houve uma falta de comunicação porque estávamos esperando um comunicado para fazermos as vistorias e pegar os alvarás, nós queremos pagar os alvarás, porque não queremos rodar de maneira irregular, mas saímos decididos a ir para a AGER, retirar os carros e recorrer das multas”.

O presidente da AGER, que funciona no Ganha Tempo, destacou que a instituição já emitiu cerca de 10 documentos encaminhando os veículos para a vistoria na Semsep, na Avenida Rio Grande do Sul, 213, no Bairro Benjamin Raiser. O telefone da Semsep é o 3544 3563 e o 153 para o registro de ocorrências.

Veja também

Acidente na região central de Sorriso deixa jovens feridas em colisão entre moto e automóvel

Identificadas vítimas de acidente fatal na MT 249; quatro servidoras de Tapurah morreram

Operação Lei Seca em Sorriso realizada com sucesso na 21ª Edição de 2024

Acidente fatal na MT-249 em Nova Mutum deixa pelo menos três pessoas mortas

Sorriso: colisão entre duas motocicletas deixa uma pessoa ferida

Colisão entre duas ambulâncias da Saúde deixa três pessoas feridas