Sorriso: Professores participam de formação de Educação Financeira promovida pela Sicredi

Iniciou nesta sexta-feira (26),para os professores da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, a formação Jornada da Educação Financeira nas Escolas. O formato será o online, com a agenda continuando também na próxima semana. A iniciativa é da Fundação Sicredi, em parceria com a cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR e Prefeitura Municipal de Sorriso.  

A Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Celeiro MT/RR, Aline Dessbesell, explica que a Jornada da Educação Financeira nas Escolas integra a segunda fase do Programa Nacional de Educação Financeira do Sicredi conhecido como Cooperação na Ponta do Lápis. A Jornada busca capacitar os educadores, conectando a educação financeira ao currículo escolar. Além de Sorriso, outros cinco municípios brasileiros foram selecionados para desenvolverem o projeto piloto. 

“A Jornada representa uma formação completa para os(as) professores(as). Por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi compartilhará uma metodologia para realizar a construção de estratégias pedagógicas de um jeito simples, conectando os temas da educação financeira com as habilidades e áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizando situações e objetos do dia a dia que dialoguem com a realidade da comunidade escolar ”, ressalta Aline Dessbesell. 

A jornada de formação dos educadores da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva terá duração de 25 horas. Ao longo do ano letivo, os professores devem trabalhar o tema educação financeira de maneira interdisciplinar nas turmas do 2º ao 5º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A iniciativa envolve cerca de 150 alunos e toda a comunidade escolar, levando assim o conhecimento e a reflexão sobre a relação com o dinheiro.

 A diretora da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, Eleida Marangon Debastiani, destaca a sinergia e alinhamento entre a Jornada da Educação Financeira nas Escolas e os documentos da educação brasileira que orientam as competências a serem desenvolvidas com os estudantes em sala de aula.  

“As nossas expectativas são grandes e estamos nos sentindo muito honrados por sermos a escola piloto para a implantação inédita da formação. A Jornada da Educação Financeira nas Escolas vem ao encontro da BNCC e ao Documento de Referência Curricular (DRC) do município de Sorriso, pois nosso objetivo é trabalhar a educação financeira com as crianças para que desde cedo comecem a elaborar os conhecimentos voltados ao universo financeiro. Desta forma acreditamos contribuir para o ensino da matemática e levar a melhor compreensão das relações das questões financeiras no seu cotidiano”, expressou a diretora. 

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, ressalta que as iniciativas de educação financeira nas escolas estão alinhadas ao planejamento escolar. “Esta iniciativa visa uma formação às crianças, preparando-as para uma vida financeira sustentável. Preparar e dar autonomia aos educandos a administrar com consciência e controle, aprendendo a planejar, economizar e poupar para um futuro com estabilidade e investimentos seguros”, pontuou. 

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso