Economia Educação

Sorriso: Professores participam de formação de Educação Financeira promovida pela Sicredi

Por: Assessoria Publicado em 27/02/2021

Iniciou nesta sexta-feira (26),para os professores da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, a formação Jornada da Educação Financeira nas Escolas. O formato será o online, com a agenda continuando também na próxima semana. A iniciativa é da Fundação Sicredi, em parceria com a cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR e Prefeitura Municipal de Sorriso.  

A Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Celeiro MT/RR, Aline Dessbesell, explica que a Jornada da Educação Financeira nas Escolas integra a segunda fase do Programa Nacional de Educação Financeira do Sicredi conhecido como Cooperação na Ponta do Lápis. A Jornada busca capacitar os educadores, conectando a educação financeira ao currículo escolar. Além de Sorriso, outros cinco municípios brasileiros foram selecionados para desenvolverem o projeto piloto. 

“A Jornada representa uma formação completa para os(as) professores(as). Por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi compartilhará uma metodologia para realizar a construção de estratégias pedagógicas de um jeito simples, conectando os temas da educação financeira com as habilidades e áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizando situações e objetos do dia a dia que dialoguem com a realidade da comunidade escolar ”, ressalta Aline Dessbesell. 

A jornada de formação dos educadores da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva terá duração de 25 horas. Ao longo do ano letivo, os professores devem trabalhar o tema educação financeira de maneira interdisciplinar nas turmas do 2º ao 5º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A iniciativa envolve cerca de 150 alunos e toda a comunidade escolar, levando assim o conhecimento e a reflexão sobre a relação com o dinheiro.

 A diretora da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, Eleida Marangon Debastiani, destaca a sinergia e alinhamento entre a Jornada da Educação Financeira nas Escolas e os documentos da educação brasileira que orientam as competências a serem desenvolvidas com os estudantes em sala de aula.  

“As nossas expectativas são grandes e estamos nos sentindo muito honrados por sermos a escola piloto para a implantação inédita da formação. A Jornada da Educação Financeira nas Escolas vem ao encontro da BNCC e ao Documento de Referência Curricular (DRC) do município de Sorriso, pois nosso objetivo é trabalhar a educação financeira com as crianças para que desde cedo comecem a elaborar os conhecimentos voltados ao universo financeiro. Desta forma acreditamos contribuir para o ensino da matemática e levar a melhor compreensão das relações das questões financeiras no seu cotidiano”, expressou a diretora. 

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, ressalta que as iniciativas de educação financeira nas escolas estão alinhadas ao planejamento escolar. “Esta iniciativa visa uma formação às crianças, preparando-as para uma vida financeira sustentável. Preparar e dar autonomia aos educandos a administrar com consciência e controle, aprendendo a planejar, economizar e poupar para um futuro com estabilidade e investimentos seguros”, pontuou. 

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?