Sorriso: Programa Ouvir Melhor começa entrega de próteses auditivas

Nesta sexta-feira (1º), o Município repassou ao Instituto de Audição instalado na cidade 42 aparelhos auditivos que tem a função de acabar com o zumbido para aquelas pessoas que estão com alguma dificuldade auditiva ou, de inaugurar um mundo cheio de sons.

No total, o Município adquiriu 120 próteses que serão repassadas aos espaços especializados. A aquisição foi realizada por meio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. A contratação dos prestadores dos serviços especializados também foi realizada pelo Consórcio. Especialmente na compra das próteses, o investimento foi de R$ 200 mil de emenda parlamentar repassada pelo deputado estadual, doutor João de Matos.

O secretário-adjunto de Saúde, Devanil Barbosa, explica que 42 aparelhos serão repassados ao Instituto de Audição que ficará responsável pela colocação. “Serão 60 no total, mas hoje já temos 42 pacientes com todos os exames completos e aptos a receber a prótese”, explica.

Os pacientes que irão receber esses aparelhos são todos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e já passaram pela avaliação do médico otorrinolaringolista que atende no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Dois critérios foram levados em conta para escolha dos pacientes que irão colocar os aparelhos auditivos: o tempo de espera na fila e a avaliação do médico especialista.

“Todos deram entrada pelo PSF; então caso alguém tenha alguma dificuldade auditiva ou conheça uma pessoa nessa situação é só procurar o PSF mais próxima da sua casa para o encaminhamento para o otorrino; é lá no AME que o profissional avalia as necessidades de cada usuário”, reforça Devanil.

Abílio José Walker, é um desses pacientes. Na fila de espera há dois anos, Abílio conta que assim que passou a usar o aparelho tudo mudou. “As conversas não são amis emendadas e não há necessidade de gritar mais”, comemora.

A ação integra o programa “Ouvir Melhor”, lançado pela Prefeitura em 25 de junho de 2019.  Só em 2019, o Município havia disponibilizou cerca de 100 próteses auditivas.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, explica que o procedimento de colocação das próteses é de competência do Governo Federal, que tem dificuldade em atender a alta demanda desse serviço especializado. Conforme o gestor, “temos hoje em Sorriso uma demanda de mais de 300 pessoas que aguardam há muito tempo na fila da Regulação para colocar o aparelho, queremos o quanto antes zerar ou chegar bem próximo de zerar essa fila”.

Para o prefeito Ari Lafin, “é visível no olhar do paciente que recebe a prótese a mágica do momento; assim que passa ou a ouvir pela primeira vez ou a voltar a ouvir, todos se emocionam e isso significa melhoria na qualidade de vida”, diz. “Além disso, nós adquirimos todos os serviços e aparelhos pelo Consórcio, que é uma forma de gerar economia, pois há uma compra conjunta entre os Municípios; mais uma vez a união gera forças”, frisa.

CER II

Além do repasse das próteses, o Município também passará a atender a partir desta sexta-feira (1º), por meio do prestador de serviço, com o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual, o CER II. Conforme Luís Fábio, ainda em 2020 o Município solicitou a inclusão à Secretaria Estadual de Saúde do CER II com a meta de ofertar atendimento em nível regional com credenciamento no Ministério da Saúde.

“Quero hoje agradecer a todos que nos confiaram essa missão e dizer que vamos prestar esse serviço com celeridade e carinho aos pacientes. Mais uma vez lembro que essa contratação se deu pelo Consórcio de Saúde”, acrescenta o prefeito Ari Lafin.

O CER II atenderá pelo SUS pacientes com reabilitação auditiva, inclusive com a oferta de próteses (aparelho auditivo); nesse primeiro momento serão ofertadas 60 próteses pelo Centro. Além disso, na área da reabilitação intelectual, um dos principais avanços será o atendimento à pacientes com Transtorno de Espectro Autista (TEA), uma das grandes dificuldades, não só enfrentadas em Sorriso, mas na região.

Diretor técnico do Instituto de Audição, Paulo Reis, pontua que com o credenciamento, a partir de agora, o espaço poderá contribuir com a reinserção e a qualidade de vida dos pacientes atendidos.

galeria de imagens

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano