Sorriso recebe autorização do Ministério da Saúde para implantação do SAMU

Sorriso busca avanços na área da saúde com a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, ouviu do Ministério da Saúde, na última semana, a autorização para a implantação do serviço. Além disso, a Prefeitura já adquiriu três ambulâncias para atender ao SAMU, com um investimento superior a R$ 1 milhão, e está sendo prospectada uma base para a unidade.

Junto ao Estado, também foi conseguida a disponibilização do número 192 para centralizar os chamados telefônicos. O “sim” dado pelo Ministério da Saúde significa que o Governo Federal irá subsidiar parte do serviço.

O secretário Luis Fábio Marchioro ainda avançou em outras frentes da saúde básica, solicitando o credenciamento de unidades de saúde que estão sendo mantidas somente com recursos municipais. Além de regularizar o credenciamento dos dois postos de saúde já existentes, o secretário solicitou junto ao Ministério o credenciamento de outras cinco unidades que estão para nascer, com investimentos que beiram R$ 10 milhões.

Outra pauta importante foi a inclusão de mais 75 agentes comunitários de saúde (ACSs) aos já 122 atuantes em Sorriso. O objetivo é levar a saúde para dentro das casas das pessoas, cuidando das famílias de maneira integral.

A agenda em Brasília também contou com a busca de apoio junto a deputados federais e senadores para a viabilização das demandas tratadas em Brasília. “São investimentos necessários para a implantação, a viabilização e a manutenção de serviços indispensáveis à saúde de toda a população, desde o atendimento em casa, no postinho de saúde, até o pronto atendimento em caso de emergências”, resumiu o secretário.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo