Sorriso recebe Onyx Lorenzoni para inauguração de prédio próprio do INSS

A Agência de Previdência Social (APS) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Sorriso está em prédio próprio. Depois de um período de construção que durou mais de oito anos, foi oficialmente inaugurado nesta terça-feira (9), o novo prédio, localizado na Avenida Mário Raiter, 995, Bom Jesus.

A solenidade contou com a presença do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni; do novo presidente do INSS, José Carlos Oliveira; do superintendente regional do INSS Norte/ Centro-Oeste, Roberto Braga; e outras autoridades nacionais, estaduais e locais, como o deputado estadual Gilberto Cattani, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner; e o presidente do Legislativo sorrisense, Leandro Damiani.

Como anfitrião, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, agradeceu o tratamento que o Município vem recebendo do Governo Federal, destacou a importância da sede própria para a instituição e solicitou a vinda de mais servidores, especialmente peritos, para acelerar o atendimento à população. “Hoje é um dia importantíssimo para Sorriso, estamos recebendo o ministro Onyx e, há poucos dias, recebemos a visita da ministra Tereza Cristina, é um momento de agradecer o respeito que a Presidência da República tem com Sorriso e, ao mesmo tempo, em que parabenizamos pela inauguração desta agência, pedimos mais servidores para acelerar os atendimentos, que não são somente para Sorriso, mas também para a região”.

 

Lorenzoni destacou em sua fala a “tarefa de casa” do Governo Federal: “não começar novas obras sem terminar as que estão em andamento”. Além disso, “tínhamos o direcionamento para acelerar as entregas, permitindo que o dinheiro público seja bem empregado”, acrescentou o gestor máximo da pasta, lembrando que o ministério, alicerçado em dois pilares, conta com 35 mil servidores e um orçamento de R$ 800 bilhões.

Para agilizar o processo de concessão ou revisão dos benefícios, o ministro também contextualizou o avanço tecnológico, visto que, atualmente, pelo aplicativo “Meu INSS”, é possível fazer, inclusive, a prova de vida. “Nosso interesse é atender bem, ter carinho e atenção com todos os segurados”, destacou, acrescentando que, ao mesmo tempo, segue intenso o trabalho para a geração de novos empregos no país. “Esperamos registrar, em dezembro, 3 milhões de novos empregos”, estima o ministro. De acordo com ele, de janeiro a setembro, foram registrados mais de 2,5 milhões.

O novo presidente nacional do INSS, servidor de carreira José Carlos Oliveira, trouxe alívio ao clamor por mais servidores. De acordo com ele, ainda que temporariamente, um novo perito ficará em Sorriso para atender a demanda não só do Município, mas de toda a região. “É uma honra inaugurar esta agência, reconhecemos Sorriso como referência e queremos estreitar o relacionamento com toda a população”, reforçou.

Homenagem

Na oportunidade, o deputado estadual Gilberto Cattani entregou Moção de Aplausos ao ministro Onyx Lorenzoni e também ao prefeito de Sorriso, Ari Lafin. Ao prefeito, a homenagem é pela gestão junto à agricultura familiar; e ao ministro, por evitar demissões por preconceito.

Sobre a APS Sorriso

A APS Sorriso é responsável pela manutenção de 10.208 benefícios, o que injeta na economia do município R$ 13.950.603,00, valor sete vezes maior que o Fundo de Participação do Município (FPM) destinado a Sorriso. Além da população sorrisense, a nova agência também beneficia os moradores dos municípios vizinhos de Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã e Itanhangá.

A agência, que já começou a funcionar no novo endereço desde ontem (8), reponde por uma média de 755 atendimentos mensais. O expediente da unidade é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Além de proporcionar a redução dos gastos do INSS com aluguel, a nova sede oferece maior conforto ao público e servidores, com mobiliário novo e acesso facilitado a pessoas com deficiência.

Atendimento

Vale ressaltar que os atendimentos devem ser agendados, previamente, como já tem ocorrido em função do Protocolo Covid-19. Para agendar os serviços, basta acessar um dos canais de atendimento do INSS: o site gov.br/meuinss, o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135, que funciona de segunda à sábado, de 7 às 22 horas.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos