Sorriso: sábado é Dia de Cuidar da Saúde no Jardim Carolina, São Domingos e Mário Raiter

Neste sábado, dia 11 de novembro, a população de Jardim Carolina, São Domingos e Mário Raiter tem a oportunidade de cuidar da saúde em um evento especial. Das 13 às 17 horas, as unidades de saúde dessas regiões estarão de portas abertas para oferecer consultas médicas, vacinação, pesagem do Bolsa Família e uma variedade de serviços voltados para o bem-estar de toda a família.

Para falar sobre a campanha Novembro Azul que traz a partir deste ano um olhar ampliado em relação à saúde do homem, o programa A Voz do Povo recebeu nesta 5-feira (09-11) o médico Dr. Max Dias, que integra a equipe da saúde pública de Sorriso.

A programação inclui atendimentos de saúde bucal dedicados aos homens, rodas de conversa sobre saúde masculina, aferição de pressão, glicemia capilar, alongamento e dinâmicas em grupo. Além disso, as faculdades Anhanguera, Atenas e Facem estarão presentes para conduzir as rodas de conversa, fornecendo informações valiosas sobre a saúde masculina.

Como um incentivo adicional, as crianças que comparecerem ao evento terão uma agradável surpresa. É importante destacar que as três unidades de saúde estarão abertas e prontas para receber e atender a toda a população do município.

A coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde e Saneamento, Cátia Luciano, enfatiza a importância desses cuidados de saúde contínuos, especialmente no mês do Novembro Azul. Ela ressalta que os homens devem procurar os Postos de Saúde da Família (PSFs) regularmente, da mesma forma que as mulheres fazem, a fim de monitorar a saúde do coração e do corpo.

Cátia destaca que a intenção é sensibilizar os homens sobre a importância do autocuidado e da necessidade de consultas periódicas. Ela enfatiza que check-up não é uma prática exclusiva das mulheres e que deve se tornar um hábito anual para todas as pessoas.

Ela lembra que os cuidados e orientações de saúde estão disponíveis durante todo o ano em todas as unidades de saúde do município. Durante o “Novembro Azul”, o foco é intensificar a conscientização dos homens sobre a importância de dedicar um tempo para cuidar da própria saúde, consultar um médico e realizar exames preventivos.

É importante destacar que a recomendação do Ministério da Saúde é concentrar o foco na saúde integral do homem durante o mês de novembro. Não há mais uma campanha específica, como a de conscientização sobre o câncer de próstata, mas sim um esforço para promover a saúde global dos homens, visto que esse público tende a não procurar atendimento regularmente.

No município, existem 29 Postos de Saúde da Família (PSFs) à disposição de todas as pessoas que necessitam de atendimento médico. Além disso, em casos de emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava está pronta para prestar assistência. O PSF Novos Campos e a Upinha da Zona Leste também oferecem atendimento noturno e nos finais de semana, enquanto o PSF Santa Clara e a Upinha do Rota do Sol atendem das 18 horas à meia-noite, de segunda a sexta-feira. Portanto, não faltam opções para cuidar da saúde em Jardim Carolina, São Domingos e Mário Raiter.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade