Sorriso se destaca na exportação de commodities agrícolas e investe em qualificação para exportação

O município de Sorriso tem se destacado nas exportações de commodities agrícolas, como soja e milho. De acordo com dados do Comex Stat e do Ministério de Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC), só nos primeiros três meses deste ano, o município exportou US$ 608.107.238 desses produtos.

A China é o principal destino das exportações de soja de Sorriso, seguida pela Alemanha, Colômbia e México. Diante desses números, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) do município integra o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa preparar as empresas brasileiras para exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior.

Atualmente, mais de 100 empresas mato-grossenses estão cadastradas no programa. O objetivo é alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de governo.

O prefeito Ari Lafin destaca que esses números demonstram que Sorriso cresce a passos gigantes e que a administração municipal tem iniciado o planejamento para que o poder público possa acompanhar esse desenvolvimento e ofertar condições e qualidade de vida para todos que estão na região e para quem pensa em investir e vir para o município. Ele ainda afirma que têm sido desenvolvidas políticas públicas para a mão de obra especializada e buscado investimentos em educação para ampliar a oferta de profissionais formados em Sorriso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo