Sorriso: vacina contra meningite também está disponível para profissionais da saúde

No caso da vacina meningocócica C (Conjugada), as doses estão disponíveis em todos os PSFs da rede tanto para as crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade quanto para os trabalhadores da saúde.

O comunicado, incluindo os trabalhadores da saúde no grupo que deve receber a meningo, foi emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde em 13 de junho. Em Sorriso, a responsável pela Sala de Vacinas, Kátia Dal Prá, pontua que a meta é imunizar todos os trabalhadores da saúde, independente da idade.

Para isso, é só procurar o PSF mais próximo de sua residência munidos de um documento que comprove a atuação na área de saúde, CPF e cartão de vacinas. O horário a gente reforça: das 7h30 às 10h30 pela manhã e das 13h30 às 16h30 à tarde.

A mesma recomendação é válida para crianças e adolescentes com esquema incompleto do imunizante, que estão sem nenhuma dose registrada no cartão de vacinas.   Vale lembrar que no caso das crianças, a meningo é rotina, integra o Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinados até os 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde. Por isso reforçamos: a dose para os adolescentes é aplicada caso não haja registro no cartão.

Profissionais da saúde estão sendo convidados  a procurar o PSF e atualizar a vacina. Caso tenha filhos nessa faixa e ficou com dúvidas, pode ir até o PSF e levar o cartão de vacinas  para conferir.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde