Sorriso: Workshop discute proposta de programa estadual para incentivar participação feminina na política

Durante o workshop “Mulher na Política é outra História”, realizado nesta segunda-feira (08) no auditório da Faculdade Atenas, em Sorriso (420 km de Cuiabá), foi apresentada uma proposta de criação de um programa estadual com medidas de incentivo à participação feminina na política.

O evento faz parte do projeto Elas no Parlamento, desenvolvido pelas Promotorias de Justiça de Sorriso em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Comissão da OAB Mulher Sorriso.

Segundo o promotor de Justiça Márcio Florestan, o esboço com as sugestões será encaminhado para a Procuradoria Especial da Mulher da AL. “Durante as discussões, todos os presentes puderam apresentar suas sugestões, que fazem parte deste esboço, e que podem contribuir para a ampliação da representatividade feminina na política e no parlamento em nosso Estado”, explicou.

O workshop contou com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo professores, estudantes universitários, pré-candidatas, advogadas, vereadoras, dirigentes partidários, promotores de Justiça, juízes, representantes de Grêmios Estudantis, lideranças comunitárias e do movimento Jovem Política.

A programação incluiu três painéis. No primeiro, a advogada e professora Ana Carolina de Camargo Cleve, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, discutiu ações afirmativas previstas na legislação eleitoral, como a cota de 30% de candidaturas femininas e a destinação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas para candidaturas de mulheres. Ela foi acompanhada pela promotora de Justiça Fernanda Pawelec Vasconcelos e pela presidente da Comissão OAB Mulher em Sorriso, Carla Guerra.

O segundo painel apresentou a cientista política Bruna Camilo de Souza Lima e Silva, que abordou formas de prevenir e combater a violência política de gênero. A deputada federal Rosa Neide compartilhou desafios e conquistas das mulheres na política. As debatedoras Quezia Limoeiro, chefe de gabinete da deputada estadual Janaina Riva, e Francielle Claudino Brustolin, subprocuradora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, reforçaram a importância das ações afirmativas.

As pré-candidatas presentes tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e conhecer o trabalho do Ministério Público Eleitoral na fiscalização das ações afirmativas.

A estudante Emanuella Mariani, fundadora do Movimento Jovem Política, destacou a importância da participação feminina na política para o fortalecimento da democracia e defendeu a criação de um programa estadual para incentivar essa participação, similar ao existente no Rio de Janeiro.

Um vídeo institucional do projeto Elas no Parlamento foi exibido, convidando todos a participar das ações. Os materiais divulgados na página do projeto no Instagram alcançaram mais de 22 mil visualizações em 30 dias.

Veja também

Justiça Eleitoral de Mato Grosso inicia treinamento de técnicos de urnas para as Eleições 2024

Decisão Judicial mantém nova comissão do Partido Liberal de Sorriso

Sorriso: mencionada em debate, ex-mulher de candidato diz que nunca foi agredida por ele

Sorriso FM promove segundo Debate Eleitoral com participação dos três candidatos a Prefeito

Debate entre candidatos à prefeitura de Sorriso acontece hoje na Sorriso FM

Sorriso FM realiza debate entre candidatos a prefeito nesta sexta-feira (30)