Técnicos da Prefeitura participam de consultoria para otimizar os serviços pela Redesim

Desburocratizar e integrar. Esse é o objeto de uma série de treinamentos internos para otimizar os serviços a partir da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A meta da consultoria é agilizar os processos internos do Município na abertura de empresas. E foi justamente para entender como são realizados e também os prazos em vigor hoje que o consultor do Sebrae, Mayquel Rohde, trabalhou na última sexta-feira (25) com técnicos das áreas de Tributação; Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente e Vigilância Sanitária do Município.

Em vigor desde 2007 (a Redesim foi aprovada pela Lei 11.598, de 3 de dezembro de 2007), a rede é a integração dos sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Entre os objetivos estão a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

Conforme o coordenador da Sala do Empreendedor, Leonardo Kosak, durante a consultoria, foram realizadas análises quanto ao uso dos sistemas e o que pode ser melhorado pela integração à Rede Simples. Outros pontos trabalhados durante o atendimento se referem a análises de viabilidade, fluxo de processos para abertura de novas empresas, implantação do Balcão Único, aprovação e baixa de acordo com os CNAE’s e classificação das atividades consideradas de baixo, médio e alto risco.

O trabalho também prevê alinhamentos necessários quanto à possíveis ajustes e enquadramento dentro da Lei de Liberdade Econômica, já aprovada no município no final de 2021.

Além da primeira etapa, realizada de forma presencial na última sexta-feira, a consultoria também contará com atendimentos on-line entre abril e outubro. A última etapa, que será realizada de forma presencial, está prevista para novembro.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

camara de sorri fachada

Sorriso: CPI dos Funcionários Fantasmas deve ouvir mais três testemunhas na quinta-feira

jane cpi

CPI das Liminares da Saúde: Jane Delalibera quer saber quem é responsável por gerenciar o Fundo Municipal de Saúde

Wanderley Paulo cpi

CPI das Liminares da Saúde ouve ex-tesoureira e presidente do Conselho Municipal de Saúde

abandono de incapaz

Homem é preso após abandonar filha para ir beber em bar

Ednilson de Oliveira cpi

Ex-secretário Ednilson de Oliveira, em oitiva na CPI dos Funcionários Fantasmas, diz ser inocente e que foi enganado

mauricio gomes

Mauricio Gomes faz pedido de afastamento do prefeito Ari Lafin durante oitiva na CPI dos Funcionários Fantasmas