TJ mantém prisão de empresário acusado de vender “respiradores falsos” em MT

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) manteve a prisão do empresário Ramos de Faria Silva e Filho, acusado de vender 22 respiradores artificiais falso à prefeitura de Rondonópolis (216 KM de Cuiabá). Os produtos, na verdade, tratavam-se de “monitores cardíacos com aparência de respiradores”. Os aparelhos teriam como objetivo auxiliar no tratamento do novo coronavírus (Covid-19). 

O habeas corpus impetrado pela defesa do empresário alegou que seu cliente não representava risco à sociedade por seu réu primário, possuir atividade econômica lícita e nunca ter foragido da Justiça. Ramos de Faria Silva e Filho já teve R$ 3,5 milhões bloqueados pelo Poder Judiciário.

O julgamento do pedido de liberdade teve início no último dia 8 de julho, quando o relator do habeas corpus, o desembargador Pedro Sakamoto, votou por manter a prisão do empresário. Na ocasião, o julgamento não foi concluído em razão de um pedido de vistas de Rui Ramos, desembargador que preside a 2ª Câmara Criminal do TJMT.

Ao ler seu voto-vista nesta quarta-feira (29), Rui Ramos concordou com a manutenção da prisão dizendo que a venda dos respiradores causou graves consequências no combate do Covid-19 no município de Rondonópolis. A juíza convocada para atuar na 2ª instância do TJMT, Glenda Borges, seguiu seus colegas em seu voto.

O processo informa que os respiradores foram adquiridos de uma empresa chinesa e que um servidor da prefeitura de Rondonópolis, responsável pelo recebimento do produto, teria sido orientado a “não abrir as caixas” dos produtos até a utilização dos respiradores. 

O servidor desconfiou da “orientação” e, ao verificar os respiradores, percebeu que se tratava de monitores cardíacos.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso