Uso irregular de defensivo agrícola causa mortes de abelhas em Sorriso

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) concluiu sua averiguação sobre as mortes de abelhas ocorridas no mês de junho na cidade de Sorriso. Segundo os servidores do órgão, o uso irregular de um defensivo agrícola contendo o princípio ativo Fipronil foi identificado como a causa dessas mortes em massa.

Durante a investigação, que abrangeu uma área de aproximadamente 30 km, ficou evidente que o envenenamento por agrotóxicos foi a causa mais provável, uma vez que as mortes das abelhas ocorreram de forma súbita e em uma região de grande extensão, descartando a possibilidade de doenças conhecidas como causa desses óbitos.

Após sete dias de análises de campo, durante os quais foram coletadas amostras nas áreas afetadas e realizada a fiscalização em 22 propriedades circundantes, os servidores do Indea constataram que, no dia anterior às mortes das abelhas, uma propriedade que cultiva algodão fez uso irregular do defensivo agrícola contendo o princípio ativo Fipronil.

Diante dessa irregularidade, o proprietário da propriedade foi autuado em aproximadamente R$ 225 mil. Além disso, um relatório detalhado, elaborado pela equipe do Indea de Sorriso, foi encaminhado aos gestores responsáveis, que tomarão as providências necessárias para o encaminhamento do caso à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), ao Ministério Público do Estado (MPE-MT) e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Essas medidas possibilitarão a apuração das responsabilidades cíveis e criminais cabíveis, bem como a avaliação de eventuais danos ambientais.

A equipe do Indea em Sorriso coletou abelhas nas colmeias afetadas e as enviou ao Instituto Biológico – Laboratório de Ecologia dos Agroquímicos, em São Paulo. Os laudos laboratoriais confirmaram a presença do princípio ativo Fipronil em todas as amostras analisadas. Esse princípio ativo é altamente tóxico para as abelhas e é utilizado no controle de pragas em diversas culturas, como algodão, soja, arroz, batata, entre outras.

As autoridades competentes continuam trabalhando para garantir que medidas apropriadas sejam tomadas contra o uso indevido de agrotóxicos, a fim de proteger o meio ambiente e a vida das abelhas, que desempenham um papel fundamental na polinização das plantas e na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso