Economia

Vendas de veículos novos diminuem 45% em MT durante pandemia

Por: G1 MT Publicado em 11/05/2020

As vendas de veículos novos diminuíram 45% em Mato Grosso durante o período de pandemia do novo coronavírus. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) Em abril deste ano foram emplacados 5.173 automóveis, caminhões, ônibus, entre outros. Já em abril de 2019 foram emplacados 9.453 veículos.

Segundo a federação, com as lojas fechadas, os negócios reduzidos e a economia em crise, as expectativas para o próximo mês continuam baixas. Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que faz o registro de placas, também trabalha de forma reduzida durante a quarentena.

Os dados apontam que houve queda relevante nas vendas em todos os segmentos. No segmento de automóveis e comerciais leves a queda é de 40%. Para caminhões e ônibus, a baixa é de 52%. Para motos, o percentual de redução é de 50%. O segmento de implementos rodoviários caiu 34%.

A Fenabrave destaca que o impacto do coronavírus no setor automotivo vai além de queda das vendas e que a redução das importações e da produção de uma maior variedade de modelos também é uma preocupação no setor, já que o estoque de peças e acessórios é limitado e duram, geralmente, 60 dias.

O setor diz que nesse primeiro momento, as concessionárias priorizaram a folha de pagamento e contratos com fornecedores, cortando tudo que deixa de ser essencial na operação. De acordo com a federação, o mês de maio será decisivo para reavaliar as projeções do ano e para o empresário já ter ideia de todos os reajustes que terá de fazer para manter a operação das lojas com o menor custo possível.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?