Vereador de Cuiabá é preso em operação da PF por envolvimento com facção criminosa

O vereador de Cuiabá, Paulo Henrique (MDB), foi preso na manhã desta sexta-feira (20) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-MT), durante a segunda fase da operação Ragnatela. A operação investiga um esquema envolvendo a facção criminosa Comando Vermelho e agentes públicos da cidade. Paulo Henrique é candidato à reeleição nas eleições municipais de 2024.

Em junho, na primeira fase da operação, o vereador foi alvo de busca e apreensão, tendo seu celular e um veículo confiscados. Na época, ele foi apontado como intermediário entre a facção e agentes públicos.

As investigações indicam que Paulo Henrique recebia benefícios financeiros da organização criminosa. Além disso, o coordenador de cerimonial da Câmara de Cuiabá, Rodrigo de Souza Leal, indicado por Paulo e nomeado em 2023 com um salário de R$ 5 mil, teve a prisão preventiva decretada.

De acordo com as investigações, a facção comprou uma casa noturna em Cuiabá por R$ 800 mil, pagos em espécie. Quatro casas de shows também tiveram suas atividades suspensas, e as contas bancárias dos envolvidos foram bloqueadas. Agentes públicos ajudavam a facção, emitindo licenças para eventos sem a documentação necessária. Além disso, a facção controlava a contratação de artistas, proibindo a participação de músicos de estados onde facções rivais atuam, como São Paulo.

A operação ainda relembra um episódio de 2023, quando o cantor MC Daniel foi hostilizado em Cuiabá e precisou deixar o local sob escolta policial. O promotor do show, vinculado à facção, foi punido pela organização criminosa e proibido de realizar eventos na cidade por dois anos.

Veja também

IFMT Sorriso abre inscrições para concurso público e anuncia novos cursos noturnos a partir de 2026

Carro pega fogo no Jardim Aurora e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sorriso

PM prende dois faccionados com mais de 1,1 mil porções de cocaína e tabletes de maconha

Sala do Empreendedor de Sorriso promove Semana de Regularização do Simples Nacional

Vigilância Sanitária divulga novos lotes de bebida sob suspeita de contaminação por metanol

PM prende homem por dirigir alcoolizado e fazer disparos de arma de fogo em Itanhangá