Vereador de Cuiabá é preso em operação da PF por envolvimento com facção criminosa

O vereador de Cuiabá, Paulo Henrique (MDB), foi preso na manhã desta sexta-feira (20) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-MT), durante a segunda fase da operação Ragnatela. A operação investiga um esquema envolvendo a facção criminosa Comando Vermelho e agentes públicos da cidade. Paulo Henrique é candidato à reeleição nas eleições municipais de 2024.

Em junho, na primeira fase da operação, o vereador foi alvo de busca e apreensão, tendo seu celular e um veículo confiscados. Na época, ele foi apontado como intermediário entre a facção e agentes públicos.

As investigações indicam que Paulo Henrique recebia benefícios financeiros da organização criminosa. Além disso, o coordenador de cerimonial da Câmara de Cuiabá, Rodrigo de Souza Leal, indicado por Paulo e nomeado em 2023 com um salário de R$ 5 mil, teve a prisão preventiva decretada.

De acordo com as investigações, a facção comprou uma casa noturna em Cuiabá por R$ 800 mil, pagos em espécie. Quatro casas de shows também tiveram suas atividades suspensas, e as contas bancárias dos envolvidos foram bloqueadas. Agentes públicos ajudavam a facção, emitindo licenças para eventos sem a documentação necessária. Além disso, a facção controlava a contratação de artistas, proibindo a participação de músicos de estados onde facções rivais atuam, como São Paulo.

A operação ainda relembra um episódio de 2023, quando o cantor MC Daniel foi hostilizado em Cuiabá e precisou deixar o local sob escolta policial. O promotor do show, vinculado à facção, foi punido pela organização criminosa e proibido de realizar eventos na cidade por dois anos.

Veja também

Polícia Militar recebe informações da PRF e prende casal com drogas e simulacro de arma de fogo em Sorriso

2ª Edição do Sorriso de Capoeira terá etapa classificatória para o circuito internacional VMB

Escola Papa realiza Mostra Pedagógica e Noite Cultural nesta sexta-feira com foco no Estado de Mato Grosso

Torneio beneficente de futsal vai arrecadar recursos para tratamento de criança sorrisense

Sorriso está entre os municípios que receberão reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

Homem é condenado a mais de 30 anos de prisão por homicídio de adolescente em disputa entre facções em Sorriso