Vereador de Cuiabá tem mandato cassado por matar agente socioeducativo

A Câmara de Cuiabá aprovou, na sessão extraordinária desta quarta-feira (5), a cassação do mantato do vereador Marcos Paccola (Republicanos). Ele é investigado por quebra de decoro parlamentar pela morte do agente socioeducativo Alexandre Miyagawa, de 41 anos, em julho de 2022. Na Justiça, o parlamentar responde por homicídio qualificado.

Dos 20 vereadores presentes, 13 votaram a favor da cassação, cinco foram contrários e três se abstiveram.

A família de Alexandre e colegas de trabalho dele também acompanharam a sessão. .

O pedido de cassação foi protocolado pela vereadora Edna Sampaio (PT) por quebra de decoro parlamentar, conduta incompatível da dignidade do cargo de agente político, homicídio doloso qualificado e afastamento imediato do cargo que se impõe.

Manifestantes a favor de Paccola também estiveram presentes durante a votação  — Foto: Luiz Gonzaga Neto

Antes da votação, os vereadores comentaram o caso na tribuna da Casa. A vereadora Edna Sampaio discursou em apoio à cassação. O parlamentar Renato Motta (Podemos) disse que “a quebra de decoro é configurado quando o parlamentar está em exercício da profissão e no dia ele não estava”.

Já Fellipe Corrêa (Cidadania), suplente que ocupa a vaga do licenciado Diego Guimarães, se declarou impedido de votar. Justificou ser o primeiro suplente da chapa de Paccola que ocuparia a vaga dele após a cassação. O presidente da Câmara, Juca do Guaraná (MDB), orientou que o suplente poderia se abster da votação.

Em defesa, Paccola disse que a votação do pedido de cassação é mais difícil do que o tribunal do júri e narrou a ação no dia do fato.

“Gostaria de me dirigir a família do Alexandre. Pode ter certeza que em momento algum eu me senti feliz ou me senti satisfeito com o resultado em se tratando principalmente de um colega de profissão. Naquele dia se a decisão que eu tomei não fosse aquela, muito provavelmente eu não estaria aqui. Em uma situação onde duas pessoas encontram-se em um cenário portando arma de fogo, dificilmente a gente consegue ter um cenário diferente daquele que aconteceu”, disse.

Além disso, na sessão, o parlamentar leu um protocolo sobre técnicas de abordagem policial. Na tribuna, ele falou por duas horas para apresentar a defesa, na qual alegou que a Câmara não tem competência para julgá-lo, além de apontar supostas falhas no processo de cassação. Entre alguns pontos, Paccola destacou as perdas de prazos por parte da Comissão de Ética.

Ele ainda disse que, caso seja cassado, acredita que a decisão pode ser revertida na Justiça, e citou outras comissões processantes contra o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), na qual os vereadores votaram contra a cassação em razão das denúncias não terem transitado em julgado na Justiça.

Paccola também fez uma provocação ao relator da comissão, Kássio Coelho (Patriota), ao questioná-lo se ele parou a campanha nas eleições para ler os depoimentos no processo. “Nenhuma testemunha que eu arrolei foi ouvida”, afirmou. Além disso, ele também chamou a atuação do Ministério Público de “escrota”.

Ao final da defesa, Paccola pediu que os parlamentares votassem com consciência e baseados na própria convicção. “Independente do resultado, estamos prontos para seguir nosso caminho”, finalizou.

Veja como cada vereador votou
Adevair Cabral (PTB) – sim
Cezinha Nascimento (União) – sim
Chico 2000 (PL) – sim
Demilson Nogueira (PP) – não
Dídimo Vovô (PSB) – ausente
Licinio Junior (PSD) – sim
Luiz Fernando (Republicanos) – abstenção
Ricardo Saad (PSDB) – sim
Edna Sampaio (PT) – sim
Felipe Corrêa (Cidadania) – abstenção
Juca do Guaraná (MDB) – sim
Lilo Pinheiro (PDT) – sim
Marcrean Santos (PP) – ausente
Marcus Brito (PV) – sim
Michelly Alencar (União) – abstenção
Paulo Henrique (PV) – ausente
Paulo Peixe (Republicanos) – não
Mário Nadaf (PV) – sim
Renato Motta (Podemos) – não
Rodrigo Arruda (Cidadania) – sim
Sargento Joelson (PSB) – não
Sargento Vidal (MDB) – sim
Marcos Paccola (Republicanos) – não
Wilson Kero Kero (Podemos) – sim

O crime aconteceu no dia 1º de julho. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o carro que era dirigido pela namorada de Miyagawa para no meio da rua e a porta do carona é aberta. Logo depois, o veículo retorna e a motorista caminha em direção à loja de conveniência.

Na sequência, o agente penitenciário se aproxima da namorada, mas ela se esquiva em dois momentos. Minutos depois, a vítima segura um objeto na mão direita e as pessoas se afastam. O casal sai da mesa e caminha em direção ao carro. Paccola aparece na esquina e atira.

O vereador alegou, na época, que foi informado de que Myiagawa estava armado e havia ameaçado a namorada.

Alexandre Myiagawa foi morto no dia 1° de julho em Cuiabá — Foto: Reprodução

O Ministério Público denunciou Paccola por homicídio qualificado. Segundo o parecer, o vereador impossibilitou a defesa da vítima.

Com base nas imagens e em depoimentos de testemunhas, a promotoria entendeu que “em nenhum momento a vítima agrediu ou ofendeu quem quer que lá estivesse e não apontou sua arma de fogo na direção de ninguém, sendo alvejada pelas costas pela ação do denunciado”.

O MP ainda solicitou em medida cautelar que Paccola tenha o porte de arma cassado.

Veja também

Condenado por duplo homicídio foge da prisão em Sinop

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos