Diante do aumento no número de casos de dengue em Sorriso, o vereador Diogo Kriguer (PSDB) solicitou, ao Executivo Municipal, a aplicação do inseticida deltametrina em todo o perímetro urbano do município. A ação visa a eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

“Sabemos que o combate ao mosquito da dengue se dá por meio dos agentes de saúde, em um constante trabalho de vistorias nas residências, terrenos baldios e bocas de lobos.  A aplicação do inseticida por meio do fumacê, neste momento, é a única ação que poderá eliminar a excessiva quantidade de mosquitos”, ressalta o parlamentar.

Kriguer frisa, ainda, que a população deve ajudar no combate, mantendo os quintais livres de locais que possam acumular água. “A maioria dos criadouros do mosquito ficam na casa das pessoas, especialmente em quintais abertos. Por isso, todos devem ficar atentos e manter o quintal organizado e limpo”, afirma.

DELTAMETRINA

A pulverização com a deltametrina, mesmo inseticida utilizado em produtos de uso doméstico, é à base de água e com baixa toxicidade para seres humanos e mamíferos em geral.