Vinte e quatro autores de feminicídio em MT foram presos no primeiro semestre

O levantamento “Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso”, produzido pela Polícia Civil de Mato Grosso traz também um perfil de quem cometeu os crimes de homicídio e feminicídio no primeiro semestre deste ano. Entre os 45 autores dos homicídios de mulheres, identificados em 58% dos inquéritos policiais já concluídos, 24 foram presos em flagrante ou por mandados judiciais e, desses, 22 têm registros criminais, dois foram mortos e um cometeu suicídio. Os demais casos seguem em investigação.

Os autores com registros criminais anteriores respondem por delitos como tráfico, homicídio tentado e consumado, injúria, difamação, ameaça, lesão corporal, violência psicológica, roubo, porte de arma, furto, estelionato e dano. Os números apontam ainda que 80% dos autores dos homicídios de mulheres e meninas no estado têm entre 18 e 39 anos.

O relatório elaborado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil elenca os homicídios de mulheres registrados no estado com base em dados dos boletins de ocorrência e peças investigativas. A análise detalha ainda o local dos homicídios e meio empregado, solicitação de medidas protetivas, perfis das vítimas, vínculo entre vítimas e autores dos crimes, índice de resolução e prisões e os efeitos da violência contra mulheres.

Mato Grosso registrou no primeiro semestre deste ano 43 mortes de mulheres e meninas, sendo 18 delas classificadas como crimes de feminicídio. Em relação ao mesmo período do ano passado, as ocorrências tiveram redução de 16% nos homicídios de mulheres em geral e de 22% nos feminicídios.

Autores identificados

Em relação aos crimes caracterizados como feminicídios, quando as vítimas são mortas em decorrência da violência de gênero, violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição feminina, 100% dos inquéritos instaurados no primeiro semestre deste ano foram concluídos com a identificação dos autores. “Pela natureza, parte dos feminicídios tem a autoria elucidada ainda no local do fato, quando em decorrência da violência doméstica, em que o autor geralmente é o companheiro, namorado, ex-parceiro ou familiar”, destaca o setor de Inteligência Estratégica.

Nove vítimas de homicídios neste ano tinham registrado boletins de ocorrências contra os autores. Em 72% das mortes, os crimes ocorreram dentro de casa e armas de fogo foram empregadas em 68% dos homicídios.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC